MEMÓRIA DA BOLA


A VOZ DA GERAL....

A Voz da Geral...ou as bençãos de São Damião? O que tem pesado mais?
A Voz da Geral...ou as bençãos de São Damião? O que tem pesado mais? A soma de ambos, parece sugerir o livro do nosso Bruno Mestrinelli, prefaciado pelo Paulo Sérgio Simonetti, e lançado anos atrás.
Um recorte saboroso, flagrando principalmente a histórica  campanha no Paulistão de  2006, com seus antecedentes e desdobramentos.
Mas depois daquele público pagante  que não chegou à duas mil pessoas na estréia do Norusca contra o Santo André, domingo passado, fica a interrogação: será que não estão descarregando tudo na fôrça do padroeiro?


A MEMÓRIA AGRADECE
foto: Este jogo entre a seleção de Bauru e o Corinthians, em 1946, é relatado no livro
O livro Excelência Pioneira do Futebol Bauruense (1910-1947), de Fausto Gamba Gonçalves, como diz o autor, é resultado de muitos anos de pesquisa.
Uma pesquisa de fôlego e documentada sobre o futebol amador da cidade. Desde aquela Bauru de 10 mil habitantes e potencializada por três ferrovias. 
Fausto foi às fontes manuscritas, impressas e fotográficas, sem desprezar a chamada história oral, relatada por gente que entrou em campo e que continua entre nós com saúde e disposição. O prefácio é do professor Alcides dos Santos Gonçalves, o incansável "Cabo Alcides".
Entre os jogos relatados, está o que é mostrado pela foto: a visita do Corinthians e a goleada de 5 a 2 sobre um combinado reunindo o antigo Lusitana (agora Bauru A .C.) e o Noroeste, no  dia do cinquentenário da cidade, em 1946.
Em pé, à partir da esquerda, Palmer, Walter, Hélio, Godê, Nino, Albércio, Baltazar, Rui, Servílio, Irineu Pé de Boi, Pedrinho II, Domingos da Guia, Ministro e Xandu. Agachados: Chocolate, Aldo, Aleixo, Jurandir, Waldemar de Brito, Demais, Amélio e Pedrinho I. 
Por: João F.Tidei de Lima





Postar um comentário