O NEGRO NO ESPORTE DE BAURU

E POR FALAR NA MOSTRA DE CULTURA AFRO BAURUENSE - NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU
Acordo com Gonzaguinha na cabeça e uma música a me martelar, “E por falar no rei Pelé”, de um velho LP dele, o “Recado” (tenho aqui no mafuá, aliás quase tudo dele). Ela não tem muita coisa relacionada com a exposição, motivo deste texto, versando sobre futebol e negro, mas tem sobre um craque negro, Pelé e sua relação com nossas questões sociais. Quando meninão, cantava essa música como forma de protesto e reviver isso hoje é algo que faço com prazer. Vejam a letra e escutem/vejam a música no:

E Por Falar No Rei Pelé... (Gonzaguinha)
"Craque mesmo é o povo brasileiro/corre em campo, se esforça o/ tempo inteiro/ Via pra ponta e centra e cabeceia/ e ele mesmo é o goleiro que escanteia/ e o gandula que apanha no fosso a pelota/ e a galera que a equipe incendeia/ Craque mesmo é o povo brasileiro/ carregando esse time de terceira divisão/ nesse jogo sem gol, mas que emoção,/ couro cru também é um mata fome!/ Sempre um bamba se esquece/ e a bola come/ sempre um morre, é fatal a indigestão/ Craque mesmo é o povo brasileiro/ com os homens em cima na marcação/ transformando a partida em pedreira/ uma rinha sem gol, mas que emoção/ na redonda ele se atira qual leão/ tá pensando que é um prato cheio de feijão/ e não é não!".
Todo ano no mês de agosto, ocorre a Mostra de Cultura Afro de Bauru, promovida pelo Conselho da Comunidade Negra de Bauru. A cada ano um tema diferente, isso há sete anos e em todas, ótima afluência de público e uma boa divulgação via mídia local.

Participei de quatro atuando dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, nos anos de 2005 a 2008 e na do ano passado estive como visitante. Na desse ano, nada via imprensa (mesmo tendo apoio de um dos jornais locais, nada em ambos) e só fiquei sabendo da data de sua realização por ter recebido um e-mail no dia do evento de Gaspar Reis Moreira. Devido a isso, pouca gente. Não escondo minha frustração, pois em todos os anteriores, sem exceção casa cheia. Considero esse Conselho um dos mais atuante na cidade e algo ocorreu para ter ocorrido tão pouca divulgação. Releases devem correr de um lado para outro antes de eventos como esse.

O fato é que a exposição está lá no saguão principal do Museu Histórico, de quarta passada, 18/08 até o final do mês e com o tema “Negro no Esporte”, mostrando algo sobre alguns dos jogadores de futebol negros que fizeram sucesso aqui e acolá.


Revi grandes amigos, como o vereador Roque Ferreira (único vereador e autoridade presente), Ademir Elias (ex-presidente e locutor oficial do evento), João Bráulio (presidente atual e anfitrião), Gaspar Moreira (ex-beque de nosso futebol amador – faltaram fotos dele com sangue na ponta da chuteira), dona Ruth (a cara do antigo PMDB), o Fala Valente, Sílvio do Grupo Elite e tantos outros (todos os funcionários). Talvez a última exposição naquele espaço antes da mudança já anunciada, resistida, mas inevitável.

Jorge Fernandes
Percorri tudo e fotografei algo que faço questão de divulgar, como o mosaico de fotos de Vaguinho, uma do goleirão Luisão em trajes noroestino, Zé Carlos Coelho com o fardamento da Portuguesa, um sorridente Jorge Fernandes (carioca, que veio aqui jogar e ficou, estando enraizado no Gasparini) e um banner de justa homenagem a Washington, falecido recentemente, que do Guarani de Campinas, chegou até a Seleção Brasileira.

Zé  Carlos
Smart ( ex. time do amador de Bauru)
Registrei também uma camisa do velho e saudoso Smart, puída pelo tempo e recheada de histórias mil de nosso passado futebolístico. Bebi, comi, conversei muito e sai de lá com a certeza de que, mesmo incompleta (cadê algo sobre Donizete, os Fumaça todos e tantos outros), foi gostoso presenciar e estar ao lado de algo a reviver um passado de “sangue, suor e lágrimas” para nossos jogadores negros.

Luiz Carlos ( ex. goleiro do Norusca )

 Se você não foi e nem sabia de nada, vá, dá tempo e aproveite para espiar também o Museu, que já está sendo transferido para outro lugar. O tempo urge, hoje já estamos no dia 21, restando somente a próxima semana para isso. 
Por: Henrique P.Aquino ( diretamente do Mafua do HPA)

Postar um comentário