MEMÓRIA DA BOLA

Em 1957 o Flamengo vendeu Evaristo ao Barcelona

ANTES DO NEYMAR...

O primeiro profissional brasileiro que vestiu a camisa do Barcelona, há 58 anos, foi o carioca Evaristo de Macedo Filho,  hoje perto dos 83 anos de idade. 
Depois dele, uma penca de brasileiros, pela ordem Walter Marciano, Marinho, Roberto Dinamite, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Belletti...Para resumir, Neymar é o 23º  brasileiro que desembarcou no Barcelona.
Voltando ao Evaristo, ele chegou à cidade em 1957 e foi logo escalado no ataque ao lado  dos húngaros Kocsis, Kubala e Czibor. O técnico era o argentino Helênio Herrera (1910-1997), internacionalmente requisitado. Tanto que foi chamado para orientar a Espanha na Copa do Mundo de 1962, e depois a Itália
Evaristo ficou no Barça até 1962; no ano seguinte estava no Real  Madrid. Nas suas origens como jogador do C.R.Flamengo, foi fundamental a presença do treinador paraguaio Fleitas Solich...


Em 1953 o Flamengo contratou o técnico paraguaio Fleitas Solich

...O FEITICEIRO DA GÁVEA.

Completando  9 anos na fila dos títulos estaduais, o C.R.Flamengo, em 1953,  foi ao Paraguai, ainda em festas pela conquista do título sul-americano,  para contratar  o treinador Fleitas Solich (1900-1984), comandante da seleção  campeã.
Don Fleitas Solich, El Brujo, como era conhecido no Paraguai, chegou ao Flamengo e começou a implantar sua filosofia de trabalho, que apostava no futebol ágil e solidário. Para isso, recorria às divisões de base, aos jovens, sem, digamos, os vícios dos veteranos. 
Em pouco tempo revelou nomes como Evaristo, Dida, Zagallo, Paulinho, Duca, Babá...Os resultados não demoraram: Flamengo, tricampeão carioca, em 1953/54/55...façanha em grande parte creditada às magias de Don Fleitas, logo apelidado de Feiticeiro da Gávea.
Na decisão de 1955, contra o América, no Maracanã, surpreendeu com a escalação do novato Dida, de 21 anos, na meia esquerda. Flamengo 4 a 1, três gols do Dida, o maior artilheiro da história do Flamengo, depois do Zico. O alagoano Edvaldo Santa Rosa,  Dida, .morreu em 2002, aos 68 anos. 

Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista


Postar um comentário