Anos 1950, torcedores fretavam trens para acompanhar o E.C.Noroeste |
Não há como ignorar - e silenciar - diante do país congestionado por caminhões, ônibus, carros e motos, nas ruas e nas estradas. Realidade que vem de décadas, mais aceleradamente a partir de 1995/96 , etc , o país administrado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, comandando privatização desastrada das ferrovias, o PSDB também governando o Estado.
A partir da eleição presidencial de 2002, o PT elege Luís Ignácio, o Lula. Mas, quem toma posse é o Lulinha Paz e Amor, em vez do Lula comprometido com programa de reformas, entre elas a recuperação e extensão das ferrovias, principal meio de transporte de carga e de passageiros dos países civilizados na América do Norte, Europa e Asia.
Da geração dos torcedores da velha guarda, mais de meio século atrás cansamos de acompanhar o E.C.Noroeste pelos trens rápidos da saudosa Companhia Paulista ou pelos trens fretados da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Hoje, com tristeza e indignação, vemos este subcontinente, com míseros 10.000 km de ferrovias, projetos interrompidos desde a década de 1990,
sob olhares indiferentes dos agentes políticos de todos os Estados e do Poder Central, filiados a quase todos os partidos, PT, PSDB, PMDB, PPS, PSB, PR, PTB, etc.
Em 1978, esse Guarani foi campeão brasileiro |
ANIVERSÁRIO COM LÁGRIMAS
Neste início de abril, a torcida do Guarani de Campinas deveria festejar os 104 anos do clube.
Mas, a notícia do leilão do seu estádio - o Brinco de Ouro - caiu como uma bomba, estilhaços e lágrimas por todo lado.
Conjuntura de descompasso absoluto com aqueles tempos gloriosos, a culminância o título brasileiro de 1978, em cima do Palmeiras de Leão & Cia.
Com o timaço da foto, o maior da história do Guarani: em pé, a partir da esquerda, Zé Carlos, Gomes, Edson, Mauro, Neneca e Miranda; agachados, Capitão, Renato, Careca, Zenon e Bozó.
Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista