MEMÓRIA DA BOLA

Com esse time o Brasil estreou nas Olimpíadas de 1952
 ESTRÉIA  NAS OLIMPÍADAS

Dias atrás, dirigentes internacionais das Olimpíadas estiveram no Rio, inspecionando as obras para os Jogos de 2016.
O futebol do Brasil só chegou às Olimpíadas em 1952, em Helsinque. Enquanto nas pistas, o nosso maior atleta olímpico, Adhemar Ferreira da Silva (1927-22001),  ganhava a medalha de ouro no salto triplo, no gramado a seleção ficava na metade do caminho. Fez 2 a 1 no Luxemburgo, 5 a 1 na Holanda, mas seria eliminada pela Alemanha, 4 a 2.
Conforme o padrão da época, os jogadores eram, rigorosamente,  amadores. No Brasil foram recrutados pelo técnico Newton Cardoso, exclusivamente na capital do País, o Rio de Janeiro. Na foto, em pé, a partir da esquerda, Mauro, Carlos Alberto, Valdir, Zózimo, Édson e Adésio; Milton, Humberto Tozzi, Larry, Vavá e Jansem.
Quase todos já nos deixaram...

Gérson e Dias, estiveram nas Olimpíadas de Roma em 1960
 DUPLA DE OURO

Nas Olimpíadas de Roma, em 1960, o Brasil, orientado pelo técnico Vicente Feola,  venceu a Inglaterra, Formosa, e  perdeu para a Itália, na fase de classificação. Longe de qualquer medalha, mas com uma dupla de ouro no meio de campo: o médio volante Roberto Dias, do São Paulo F.C., e o meia Gerson de Oliveira Nunes, do C.R.Flamengo.
Futuros companheiros no Tricolor do Morumbi, onde foram bicampeões paulistas em 1970/71. São sempre escalados no São Paulo de todos os tempos. Roberto Dias(1943-2007), depois que pendurou as chuteiras continuou trabalhando nas divisões de base  do clube. Já, o "Canhotinha de Ouro", campeão mundial pelo Brasil na Copa de 1970, hoje com 74 anos, longe dos gramados, seguiria comentando futebol nas redes de rádio e televisão.

Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista

Postar um comentário