MEMÓRIA DA BOLA



Em 1953, o genial Garrincha  e o técnico Gentil Cardoso
 DANÇA DOS TÉCNICOS

Tite retornando ao Corinthians, Osvaldo de Oliveira assinando com o Palmeiras... dois técnicos com títulos regionais e internacionais..
Por falar em técnicos e suas conquistas, lembramos do lendário Gentil Cardoso 
(1933-1983), um técnico vencedor. Em 1946, ele disse aos dirigentes do Fluminense: "Deem-me Ademir de Menezes e eu vos darei o campeonato". Dito e feito. O Vasco da Gama emprestou o centroavante e o Flu fez a festa naquele ano. Em 1952, Gentil recuperou o Vasco, que tinha de volta os gols de Ademir, e o título voltou à São Januário.
 
Falante e erudito, o negro Gentil Cardoso cunhava frases questionando os valores da sociedade, entre eles o racismo. 
 
No dia da conquista do título carioca pelo Vasco da Gama em 1952, Gentil Cardoso, completando a volta olímpica nos ombros da torcida parou diante da tribuna de honra e soltou: "Meus senhores! Eu estou com as massas, e quem está com as massas não cai do poder! " 
Caiu. No dia seguinte, o Vasco recontratava o técnico Flávio Costa.
 
Em 1953 Gentil Cardoso assumia no Botafogo, e aprovava a contratação imediata de um jovem de 20 anos,  apelido de Garrincha, como mostra a foto.

Equipe do Renner, campeão gaúcho de 1954
 
BALANÇOS & PREVISÕES

Fim do ano chegando, sempre hora de balanços e previsões. Lá pela metade do século passado, de um modo geral no futebol brasileiro  as previsões eram sempre confirmadas pelos balanços, ou vice-versa.
 
Por exemplo, nos campeonatos estaduais, por aqui Corinthians, Palmeiras e São Paulo repartiam os títulos, no Rio a partilha era entre Fluminense, Vasco, Botafogo e Flamengo; em Minas mandavam Cruzeiro e Galo, e no Rio Grande do Sul infalivelmente dava Grêmio ou Internacional, até que....
...Até que em 1954, depois de 25 anos dividindo o título gaúcho, Grêmio e Inter tiveram que ficar de joelhos diante do pequeno Renner, uma espécie de clube-empresa, fundado por funcionários de indústria de roupas..
 
A  foto mostra  uma das escalações do técnico Selviro Rodrigues: em pé, a partir da esquerda,  o goleiro Valdir Joaquim de Morais, hoje com 83 anos, na meia direita,  Breno, futuro artista de cinema, e na meia esquerda o capitão Ênio Andrade.   
 
João F. Tidei de Lima/ Historiador


Postar um comentário