MEMÓRIA DA BOLA

BAURU NO CAMINHO




Em 1954, Nelson Faria, Mingão e Amaro, defensores do Norusca

Até se consolidar na sólida liderança do campeonato do 4º Centenário, o Corinthians, escalado por Oswaldo Brandão, teve desafios pelo caminho. Um deles em Bauru, contra o E.C.Noroeste, caçula da Primeirona.

Tempo chuvoso e também chuva de gols no velho Alfredão: Corinthians começa fazendo 1 a 0; o Norusca empata; nova vantagem corintiana, 2 a 1; novo empate ainda no 1º tempo, 2 a 2. 

No começo do  2º tempo o Corinthians fez 3 a 2, o jogo perto do fim, aos 46, último lance, Norusca 3 a 3,  com estes herois: Rossi, Gaspar e Pirani; Nelson Faria, Mingão e Amaro; Lanzoninho, Zeola, Rebolo, Ranulfo e ColomboArbitragem do carioca Mario Vianna.  


No Paulistão de 1954, o corintiano Rafael e o goleiro Lindolfo, da Lusa

GOLEIRO VOADOR

O goleiro Lindolfo Mário de Pádua Melo (1930-2012), começou no profissionalismo em fins da década de 1940  defendendo a Ferroviária de Assis. Em 1951  era  titular do São Bento de Marília, um dos líderes da série regional daSegunda Divisão, e em 1954 vestia a camisa nº 1 de um dos melhores times da história da Portuguesa de Desportos. 

Chamava a atenção pelo físico de halterofilista, produto de anos de exercício em barras e levantamento de peso. Nos jogos comparecia com defesas espetaculosas em vôos que os fotógrafos atrás das metas não deixavam de flagrar.

Como esse que aparece na foto, Pacaembu superlotado,  Lindolfo no ar, o meia Rafael cabeceando e decretando a vitória do Corinthians - 1 a 0 - no Paulistão do ano do 4º Centenário de São Paulo. Título de campeão à vista. e a consagração do meia Rafael Chiarella (1935-1980) como a grande revelação.

João F. Tidei de Lima/ Historiador


Postar um comentário