MEMÓRIA DA BOLA

Em 1950, o juiz Rodrigo Romeiro deu ponta-pé inicial em Jaú
 PONTA-PÉ DO JUIZ

Município em 1896, Bauru virou sede de Comarca em 1911. O primeiro juiz de direito, foi o advogado Rodrigo Marcondes Romeiro, que por  aqui ficou durante quase 20 anos.
Depois, mudou de cidade, mas reencontrou Bauru em 1950, quando foi homenageado  no derby regional amistoso reunindo o XV de Jaú e o BAC no extinto estádio Arthur Simões.
Como mostra a foto, Rodrigo Romeiro deu o ponta-pé inicial, ladeado pelo meia Américo Murollo , do XV, e pelo zagueiro Gino Bacci, do BAC.
Rodrigo Romeiro morreu em 1952, em Pindamonhangaba, e é, como se sabe, nome de rua em Bauru.

Esse XV de Jaú.estreou na Primeirona em 1952.
GALO DA COMARCA

O apelido de Galo vem desde os tempos do futebol amador, mas estreando no profissionalismo a partir de 1948, o XV não demorou para impor respeito.
Estreando no Paulistão em 1952, estraçalhou o São Paulo F.C. em pleno Pacaembu, 4 a 0. E no velho estádio Arthur Simões, meses depois, carimbou a faixa do campeão Corinthians, 3 a 1.
Com o time da foto, em pé, da esquerda para a direita, Servílio, Cotia, goleiro argentino Miguel Jayme, Gérsio, Rui e Almir; agachados, Guanxuma, Nestor, Silas, Pinga e Baduca.
O jogo, com estádio lotado, teve a arbitragem de Querubim da Silva Torres. Na classificação geral, entre os 16 disputantes, o Galo da Comarca pontuou no 7º lugar.
João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário