MEMÓRIA DA BOLA




Os ferroviários fundaram em 1910 o E.C.Noroeste
EM VEZ DE FESTA TRISTEZA

Completando neste 1º de setembro, 114 anos, infelizmente o E.C.Noroeste  não estimula nenhuma festa.
Mesmo assim torna obrigatório um retorno aos tempos da sua fundação.  Quando os ferroviários da saudosa Estrada de Ferro Noroeste do Brasil entraram em campo pela primeira vez,  e logo  posaram para a foto diante do prédio da quadra 1 da rua 1º de Agosto, ao lado da Estação Ferroviária,. 
O prédio, como se pode conferir, continua ali, intacto, desde quando sediava os escritórios da ferrovia, e hoje é espaço de arquivo ferroviário, montado pela UNESP, e mais tarde transferido à Secretaria da Cultura do Município.
Conheço os detalhes, porque, à serviço da UNESP, em 1992,  iniciei, com uma equipe, os procedimentos para organizar o arquivo, recuperando e classificando toda a documentação da ferrovia , até então amontoada em depósitos.
Por falar em ferrovia...


Sucata de locomotivas e vagões na Estação abandonada de Bauru

UMA SUCATA INDECENTE!

À vista de todos,  a infraestrutura que no século passado fez Bauru decolar como metrópole regional, virou uma sucata indecente.
Que envergonharia qualquer país civilizado, status  que ainda não temos. Nos países civilizados, o principal meio de transporte de passageiros e de carga, continua sendo o trem, inventado em 1825. Nenhuma outra modalidade consegue, como o trem, combinar rapidez, conforto, segurança e economia.
Por isso, os países da Europa, assim como os Estados Unidos, o Japão, e a segunda potência mundial chamada China, caminham cada vez mais pelos trilhos, nas cidades e em toda a superfície dos seus territórios.
Enquanto isso, o Brasil, com ruas, avenidas e estradas congestionadas por ônibus, caminhões, automóveis e motos, segue como recordista mundial de congestionamentos e acidentes automobilísticos.  

João F. Tidei de Lima/ Historiador




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