Os ferroviários fundaram em 1910 o E.C.Noroeste
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Completando neste 1º de setembro, 114 anos, infelizmente o
E.C.Noroeste não estimula nenhuma festa.
Mesmo assim torna obrigatório um retorno aos tempos da sua
fundação. Quando os ferroviários da
saudosa Estrada de Ferro Noroeste do Brasil entraram em campo pela primeira
vez, e logo posaram para a foto diante do prédio da
quadra 1 da rua 1º de Agosto, ao lado da Estação Ferroviária,.
O prédio, como se pode conferir, continua ali, intacto,
desde quando sediava os escritórios da ferrovia, e hoje é espaço de arquivo ferroviário,
montado pela UNESP, e mais tarde transferido à Secretaria da Cultura do
Município.
Conheço os detalhes, porque, à serviço da UNESP, em
1992, iniciei, com uma equipe, os
procedimentos para organizar o arquivo, recuperando e classificando toda a
documentação da ferrovia , até então amontoada em depósitos.
Por falar em ferrovia...
Sucata de locomotivas e vagões na Estação abandonada de Bauru |
À vista de todos, a
infraestrutura que no século passado fez Bauru decolar como metrópole regional,
virou uma sucata indecente.
Que envergonharia qualquer país civilizado, status que ainda não temos. Nos países civilizados,
o principal meio de transporte de passageiros e de carga, continua sendo o
trem, inventado em 1825. Nenhuma outra modalidade consegue, como o trem,
combinar rapidez, conforto, segurança e economia.
Por isso, os países da Europa, assim como os Estados Unidos,
o Japão, e a segunda potência mundial chamada China, caminham cada vez mais
pelos trilhos, nas cidades e em toda a superfície dos seus territórios.
Enquanto isso, o Brasil, com ruas, avenidas e estradas
congestionadas por ônibus, caminhões, automóveis e motos, segue como recordista
mundial de congestionamentos e acidentes automobilísticos.
João F. Tidei de Lima/ Historiador