MEMÓRIA DA BOLA


CAMPEÃO  DO CINQUENTENÁRIO

O E. C. Noroeste - fundado em 1910 - e o antigo Luzitana - fundado em 1919 - se enfrentaram dezenas de vezes no famoso derby  NO-LU.
O ano de 1946 registrava o Cinquentenário do  município de Bauru. Quase às vésperas do 1º de Agosto, uma nova edição do derby punha em disputa o troféu Cinquentenário.
Ganhou o Noroeste, por 3 a 2, e o capitão Crisanto, como mostra a foto, posou com a faixa de campeão e o troféu, ao lado do capitão do Luzitana, Gino Bacci.
A partir de 1º de Agosto de 1946, aniversário do município, o antigo Luzitana mudou o nome para Bauru A.C., o BAC.


ENCRENCA ERA COM ELE!

Considerado o primeiro "craque-problema" do futebol brasileiro, o centro-avante Heleno de Freitas (1920-1959) foi até objeto de filme, dirigido por José Henrique Fonseca, e estrelado por Rodrigo Santoro e Aline Morais.
Advogado, boêmio, boa vida, no campo era catimbeiro, provocador, artilheiro por anos seguidos com a camisa do Botafogo carioca. Vestiu também a camisa do Vasco da Gama,  e circulou pela Argentina, onde defendeu  o Boca Júniors.

Fora do campo, porte elegante, era metido a conquistador, varias mulheres na vida, contraiu sífilis. Frequentador de boates do Rio, viciado em drogas, logo seria internado em sanatórios. Morreria em um deles, em Barbacena, em 1959.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário