MEMÓRIA DA BOLA


O CRAQUE 

Não adianta os fanáticos corintianos da velha guarda tentarem  adivinhar quem é o craque que aparece na foto de 1953.
A foto, é do antigo ator de filmes e telenovelas Carlos Alberto Soares (1926-2007), principal personagem de O Craque, o mais antigo filme brasileiro na abordagem do futebol entre nós.
A referência ao cinema é para me situar junto aos que choram a perda recente  de Eduardo Coutinho (1933-2014), considerado o maior documentarista do cinema brasileiro e um dos três maiores do mundo.
Craque absoluto na gestação de vários documentários. Eduardo Coutinho se superou quando concluiu em 1981 a obra-prima Cabra Marcado Para Morrer iniciada em 1964, e interrompida pela Ditadura  Militar. O documentário, premiado por aqui e em outros continentes, acompanha as lutas dos camponeses de Pernambuco desde o assassinato do líder João Pedro Teixeira, em 1962.
Exibi o documentário  durante anos seguidos para centenas dos meus alunos, sempre celebrando a grandeza e a sensibilidade do craque imortal chamado Eduardo Coutinho. Quanto ao filme chamado O Craque....



O CINEMA EM CAMPO

Primeiro filme brasileiro que elegeu como tema o futebol. Dirigido por José Carlos Burle, roteiro de Alberto Dines, estréia de Eva Wilma, e no papel título Carlos Alberto Soares.
Flagrando aquele Corinthians, bicampeão paulista de 1951/52, e que tinha no ataque a dupla da foto, o infernal driblador Luís Trochillo, o Luisinho, e o ex-baqueano bauruense Souzinha.
O jogo simulado sugeria o Corinthians enfrentando um time uruguaio e vingando (3 a 2) a nossa seleção, derrotada pelo Uruguai na Copa de 1950.
As cenas do Pacaembu lotado e  vibrando, à rigor retratavam a vitória do Corinthians contra o Olímpia do Paraguai em torneio internacional.
João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário