MEMÓRIA DA BOLA


O GOL OLÍMPICO

É sempre bom lembrar que foi o pequenino Uruguai que colocou a nuestra América no mapa do futebol mundial. Isso antes de levantar a Copa do Mundo de 1930, com a seleção já ostentando  o apelido de Celeste Olímpica.
Tudo porque o Uruguai tinha faturado a medalha de ouro do futebol nas Olimpíadas de 1924 em Paris, e de 1928 em Amsterdã. E sofrendo o primeiro gol, carimbado como gol olímpico, a  partir de 1924.
Antes de 1924, conforme as regras, o gol marcado diretamente da cobrança de escanteio, era considerado irregular, quer dizer, não valia. Passou a valer a partir daquele ano.
Em amistoso contra o vizinho Uruguai, a Argentina cravou 2 a 1. Um dos gols argentinos, como ilustra a foto, foi de Cezario Onzari, cobrando escanteio. Logo nomeado como gol olímpico, por ter sido justamente em  cima do campeão das Olimpíadas de Paris, o Uruguai.


A GÁVEA PARAGUAIA

O C.R.Flamengo sempre foi o principal endereço paraguaio no futebol brasileiro.
O quarto-zagueiro paraguaio Reyes, garantia na defesa nos anos 1960/70 entra fácil no melhor Flamengo de todos os tempos.
No Flamengo da foto, campeão carioca de 1953, o goleiro Garcia e o artilheiro Benitez eram paraguaios. Em pé, a partir da esquerda, Garcia, Servílio, Pavão, Marinho, Dequinha e Jordan; agachados, Joel, Rubens, Indio, Benitez e Esquerdinha.

Time escalado por outro paraguaio, Don Fleitas Solich, "o feiticeiro da Gávea" contratado em 1953, logo após ter montado o melhor Paraguai da história, campeão sul-americano em Lima, no Peru.  

João F. Tidei de Lima/ Historiador




Postar um comentário