MEMÓRIA DA BOLA


BANDO DE DELINQUENTES
Como bem analisou o editorial do Bom Dia do último dia 16, aquela minoria de  torcedores do São Paulo F.C., que aparecem na foto,  ameaçando e agredindo policiais durante o último clássico contra o Corinthians, não pode ficar impune.
Para o bem dos clubes e do próprio futebol em geral. Como sublinha o texto, essa gente não representava nem  1% dos torcedores do Tricolor, que não pode, por isso mesmo, ter o seu estádio interditado. Isso vale também para outras torcidas em outras praças de esportes.
O caminho, já tantas vezes reclamado (ATÉ QUANDO?) é identificar e responsabilizar civil e criminalmente esse bando, além de proibição definitiva da presença dos seus integrantes nos futuros jogos. Como, há anos, acontece, por exemplo, no país que inventou o futebol, a Inglaterra.
Ironicamente, foi o São Paulo F.C. o primeiro clube brasileiro a criar a chamada torcida organizada. Com uniforme e palavras de ordem festejando as conquistas e  apelando para o respeito e fraternidade nas disputas....


FUTEBOL NÃO É GUERRA!

Já dizia o Conselheiro Acácio, que o futebol - assim como outras disputas esportivas - não é guerra.
Dedicação, vontade de vencer, identificação com a camisa, fazem parte das obrigações. Isso, o próprio São Paulo proclamou publicamente quando,  na década de 1940, organizou a primeira torcida uniformizada do país, a TUSP, como aparece em foto no recém inaugurado Estádio do Pacaembu.
Quase simultaneamente com o nascimento da torcida organizada do Flamengo no Rio de Janeiro, ao som da bandinha  - a Charanga -regida pelo baiano Jaime de Carvalho.

João F. Tidei Lima/ Historiador


Postar um comentário