MEMÓRIA DA BOLA

O saudoso ator Sérgio Cardoso encenando no velho Maracanã
O TAMANHO DO MARACANÃ
 
Nessa onda da construção de estádios para a Copa de 2014, só espero que no futuro eles justifiquem os gastos públicos. Quer dizer,  sejam utilizados com sabedoria, como os saudosos Leonel Brizola e Darcy Ribeiro fizeram, na década de 1980,  com o Sambódromo no Rio de Janeiro. Lugar de samba no carnaval, mas espaço educativo em tempo integral para a moçada necessitada no resto do ano.
Por falar no Rio, é lá que se ergue o maior dos estádios. Ou melhor se reergue. No lugar no velho Maraca e seus recordes mundiais de público, uma arena com pouco mais de 78 mil lugares. E sem aqueles espaços chamados de "geral", onde os pobres torcedores ficavam em pé, esticando o pescoço, às vezes enxergando só as pernas dos jogadores.Diminuiu também a distância, em 14 metros, entre as arquibancadas e o campo.
O saudoso ator Sérgio Cardoso (1925-1972), da TV Tupi e TV Globo, fazia sucesso nos palcos e nos estúdios. Naquele dia da década de 1960 foi ao Maracanã para gravar cenas de novela, como mostra a foto.  

Blota Jr., com o microfone da Record, também foi repórter e apresentador
O MESTRE DOS COMENTARISTAS

Considerado pelas enciclopédias como o maior e mais discutido dos comentaristas esportivos, Mário Morais (1925-1988), afirmava categoricamente, que o grande mestre da especialidade tinha sido José Blota Jr.(1920-1999).
Gente famosa e titulada, endossava a opinião do Mário. 
Blota Jr. tinha desembarcado na Rádio Record em 1943 e ali desempenhou todas as funções: comentarista esportivo, locutor, repórter, apresentador, mestre de cerimônias, e  diretor, na Rádio e TV Record da família Machado de Carvalho.
Na foto de 1953, empunhando o microfone da Rádio Record, Blota Jr. anuncia a entrevista com a cantora Isaurinha Garcia (1923-1993) coroada como a Rainha do Rádio Paulista.
 
João F. Tidei Lima/ Historiador
 
 

Postar um comentário