Vamos comer poeira


Num clima de Eurocopa, Libertadores, Brasileirão, etc., convido a todos para uma viagem pelo nosso querido Interiorzão. Que tal? Vamos comer poeira. Essa é nossa sina e convenhamos, é muito gostosa.

Comecemos por falar um pouco sobre a Copa Paulista 2012, que este ano chama-se “Heróis de 32”, uma homenagem aos nossos revolucionários do Movimento MMDC, contra a ditadura Vargas.

O Noroeste está inserido no contexto. Depois de quase ter voltado à Especial, sacode a poeira e vai encarar a Copinha. Melhor do que nada.

São 30 clubes, divididos em quatro grandes grupos. Os times que forem avançando jogarão 26 partidas, até 25 de novembro. Os que forem eliminados farão pelo menos 12 jogos e param em 16 de setembro.

O Noroeste está no Grupo Um, ao lado de Ferroviária de Araraquara, Barretos, Marília, América de Rio Preto, Penapolense e Santacruzense.

O primeiro jogo do Alvirrubro será dia 14 de julho aqui em Alfredo Castilho contra a Ferroviária. Serão jogos de turno e returno.

Os quatro primeiros colocados classificam-se para a próxima fase, totalizando 16 equipes. Voltam a jogar em turno e returno e assim também os próximos oito e depois os próximos quatro. Os quatro melhores fazem a fase seminifinal e a os dois melhores decidem o título. O campeão disputa a Copa do Brasil em 2013. Aliás, feito que o Noroeste já conseguiu em 2006.

SEGUNDONA

Nada é mais Interior do que a Segunda Divisão, que na prática é a quarta divisão do futebol paulista. São 42 equipes que já estão correndo atrás da bola desde 5 de maio, num calendário que vai até 21 de outubro para os clubes que chegarem até as fases mais avançadas.

Muitas vezes fico vendo pela Rede Vida de Televisão alguns jogos no domingo pela manhã. É interessante observar algumas equipes que já estiveram na elite do futebol paulista, agora amargando uma parada dura pelo nosso Interior.

Taquaritinga, Olímpia, Matonense, Portuguesa Santista e alguns outros que já estão ausentes há muitos anos das divisões mais importantes do futebol paulista, como Nacional, Radium de Mococa, Presidente Prudente,etc.

Um destaque especial na Segundona é a volta do Grêmio Novo Horizontino. Vem fazendo excelente campanha e lotando seu estádio. Um clube que parou suas atividades por problemas outros, mas que sempre honrou e muito suas cores preta e amarela.

Sempre admirei aquela agremiação e sua fiel torcida. O Novorizontino enquanto esteve em ação mostrou muita competência e chegou a decidir um Paulistão com o Bragantino. Muitos jogadores bons de bola passaram por lá.

Essa equipe briosa e valente está de volta ao futebol e não estranhem se brevemente voltar às principais divisões do futebol de São Paulo e mesmo brasileiro.

Paulo Sérgio Simonetti/ Rádio 94 FM de Bauru

Postar um comentário