MEMÓRIA DA BOLA


Edson Leite (no detalhe), da PRG-8, transmitiu a conquista do Norusca 
FESTA PARA OS CAMPEÕES
Novembro de 1943. Mundo em guerra, a pior da história da humanidade, com balanço final de quase 60 milhões de mortos.
Por aqui, ficou racionado o consumo de gasolina, álcool, energia elétrica, óleo comestível, sal, açúcar refinado, carne bovina, trigo, lâmina de barbear. Economia de guerra durante anos seguidos. Mudam os hábitos, mas nem tanto...
Nos gramados do Brasil, a bola continuou rolando, como naquele novembro de 1943, Noroeste e Guarani decidindo, em dois jogos, no Pacaembu,  o título do Campeonato Amador do Interior. No primeiro jogo, por problemas de linha telefônica, a PRG-8 Bauru Rádio Clube teve que entrar em cadeia com a Rádio Cosmos, de São Paulo, e Bauru ouviu a vitória do Norusca por 1 a 0 na voz do locutor Bruno Sobrinho.
No jogo seguinte, empate de 0 a 0, que deu o título ao Noroeste, os lances chegaram à Bauru pela transmissão do bauruense Edson Leite (1923-1983), novo titular de esportes da PRG-8, e futura estrela  do rádio brasileiro à frente da poderosa Bandeirantes de São Paulo.
Na chegada dos campeões à Bauru, milhares de torcedores diante da majestosa estação ferroviária.

Em 1962, funcionários da Auri-Verde na festa para José Haddad
FESTA PARA O LOCUTOR
Em 1962, a Rádio Auri-Verde, da Rede Piratininga, entrou em cadeia com as Emissoras Associadas de São Paulo, para a transmissão da Copa do Mundo.
Com direito de participar da equipe enviada ao Chile, através de seu locutor titular (e gerente) José Haddad (1932-1995). Que lá, funcionou como repórter nos jogos de Viña del Mar e Santiago. No retorno, Haddad foi recebido com festa, pela secretária, por locutores e técnicos  na sede da Auri-Verde, rua Primeiro de Agosto 7-15.
A foto registra, a partir da esquerda, Fernando Machado, Ary Sotero, Walfredo Esperança, José Haddad, Benedita Gois (Tita),  Roberto Guezzini, Raul Marques Ferreira, Nelson Machado, Waldir Schubbert.  
João F.Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário