O professor e o boleiro

Guilherme saiu da universidade. Clavero se ‘formou’ nos campos. E ambos são os treinadores do Noroeste na categoria de base

Guilherme Talamoni se formou em educação física em 2010 e já entrou no mestrado da Unesp em Rio Claro. Sua área de atuação é a formação profissional de atletas. Já Sergio Clavero teve uma longa carreira de jogador de futebol antes de se fixar em Bauru.
O que ambos tem em comum? Eles comandarão o Noroeste nos Paulistas sub-15 e sub-17, que começou na manhã do ultimo sábado. O time bauruense começou a disputa em Rio Claro, contra o Velo Clube e venceu o adversario tanto no sub 15 como no sub17 .


Guilherme teve uma escalada inusitada até chegar ao comando do sub-15 noroestino. Ainda estudante de educação física, começou um estágio com a preparação física do clube em 2008.
Entretanto, com a desativação das categorias de base, ele passou para o setor administrativo até o ano passado. Já formado, a diretoria resolveu dar uma chance a Guilherme e apostou em pratas da casa até na função de treinador.


“A diretoria me cobra, mas também me passa tranquilidade. Não é sempre que revelaremos bons jogadores. Mas o mais importante é deixar uma base para o ano que vem”, comentou o jovem treinador.
Mas os resultados já apareceram. O sub-15 conquistou o título do Torneio Preparatório Mira Estrela e, na semana passada, ficou com o vice-campeonato do torneio amistoso Amir Fahra, realizado em Bauru. “Foi bom a experiência da derrota. Vamos tirar as lições para melhorar”, afirmou.


Mesmo sem a base teórica, Sergio Clavero espera um melhor desempenho dos jogadores do sub-17. A equipe não foi bem em Mira Estrela. “Esperava que alguns jogadores pudessem render mais. Mas conversamos e eles vão entrar mais confiantes no estadual”, sentenciou o uruguaio.


Ele fala da experiência de uma carreira de quase 20 anos dentro das quatro linhas. Ele atuou em cinco equipes uruguaias, com destaque para Danubio e Peñarol, dois dos maiores times do país. Depois, rodou o interior paulista. Jogou no Botafogo, Linense, Sãocarlense, Sertãozinho e no Noroeste, em 1993. “Aí, me estabeleci em casa”, brinca, ainda com o sotaque uruguaio.


Experiência como treinador apenas em Bauru. Ele foi auxiliar técnico na Arábia Saudita em 2007 e no sub-17 do Rio Clrao em 2006. Em 2010, voltou ao Noroeste e, no ano passado comandou a equipe sub-15, que parou na segunda fase do Paulista da categoria.
Gustavo Longo/ Bom Dia Bauru


Mesmo com perfis tão diferentes, ambos têm a missão de manter o bom desempenho das categorias de base do Noroeste. João Paulo Garcia, vice-presidente do clube, já deixou claro que o foco agora será nos jovens jogadores.
Gustavo Longo/ Bom Dia Bauru

Postar um comentário