MEMÓRIA DA BOLA


Tobias Ferreira, mais  técnicos e locutores da PRG-8, em 1963
 78 ANOS NO  AR

No dia 8 de março de 1934, o italiano naturalizado João Simonetti fez entrar no ar a primeira emissora de rádio do centro-oeste paulista: a PRG-8 Bauru Rádio Clube.
Instalada inicialmente na própria residência de Simonetti, rua Agenor Meira, 3-49. No ano seguinte, mudança para a quadra 6 da 1.o. de Agosto, e a irradiação do primeiro jogo do E.C.Noroeste, contra o Campinas F.C., na palavra de um dos filhos do proprietário, Ermetti Simonetti.
No carnaval de 1963, com a gerência geral de Tobias Ferreira, já no prédio do Jardim Bela Vista, onde está hoje a TV Tem, a G-8  foi para as ruas e os salões com o bloco acima: no primeiro degrau, Tobias Ferreira,  no segundo e terceiro degraus, a partir da esquerda, Demerval Graziani, Reinaldo Borro, Paulo Roberto Borro, João Henrique Jr., Sylvio Carlos Simonetti, o Syca,  Edson Reis, Paulo Sérgio Simonetti, e  Célio Gonçalves; no degrau acima, Waldir Schubert, Ary Bolinha, Nivaldo Franco Bueno, Ivanildo Adami, Joel Evans, Israel Oliveira; no degrau mais alto, Luís Carlos Cordeiro e Armando Caetano.
A antiga PRG-8, depois Bandeirantes, fala hoje da avenida Nuno de Assis.

Em vez do microfone, agora Osmar Santos trabalha com pincéis

...E QUE GOOOOOOL!

...chiruliruli-chirulirulá...e-que-gooooooooooool! Com quadros expostos no Espaço Cultural Leonidas Simonetti, desde o começo da semana, o legendário Osmar Santos continua ministrando lições.
Em dezembro de 2003, entrevistei outra legenda do rádio, Fiori Gigliotti (1928-2006) e falamos sobre Osmar Santos. Do seu romantismo, dos seus antigos bordões radiofônicos, e, naquele momento, começando a encarar um novo dia-a-dia. Em lugar do microfone, os pincéis.
 
João F. Tidei Lima/Historiador/ Historiador

Postar um comentário