MEMÓRIA DA BOLA

Em 1986, SBT e Record se uniram para a transmissão da Copa
FALANDO EM COPA...
Transmissão de Copa do Mundo pela televisão, como se sabe,  custa aquela grana. Mais até naquele passado, a revolução nas comunicações ainda em marcha lenta.
Por isso, para pagar os custos da transmissão, e não deixar a poderosa  Globo no sossego absoluto, em 1986, o SBT e a Record juntaram os trocados e formaram o "pool", diretamente do México, sede da XIII Copa do Mundo.
Daí saiu o respeitado time de narradores, comentaristas e repórteres, da foto: em pé, da esquerda para a direita, Carlos Valadares, Jorge Kajuru, Ciro José,

Jota Hawilla, Rui Viotti e Juca Kfouri; agachados, Fernando Solera, Fabio Sormani, Osmar de Oliveira, Silvio Luís,  Ely Coimbra e Flávio Prado.   
A eliminaçào do Brasil, pela França, nas penalidades, antes das semifinais, fez quase metade  do grupo voltar para casa. 
Mas, os que ficaram, se renderam à genialidade do futebol de Diego Armando Maradona. Decisivo para o título mundial ganho pela Argentina, depois dos 3 a 2 da final contra a Alemanha Ocidental. 
Lembrou  o nosso Mané Garrincha, de 1962, no Chile.
O ex-noroestino Navarro, no gol da Ferroviária de Assis, em 1967

 ...E NA SEGUNDONA
No meio da semana o Noroeste entre em campo na Série A-2. A segundona de anos atras.
Lembro de uma passagem, em 1967. Professor em Assis, vi o agito da cidade
Lembro de uma passagem, em 1967. Professor em Assis, vi o agito da cidade às vésperas de um jogo decisivo da Ferroviária em Marilia. Contra o MAC, disputa de vaga para as semifinais da Segunda Divisão.
Com a formação da foto: em pé, da esquerda para a direita, dirigente Davi,  Jérson, Jeronimo, Carlão, Claudio, Navarro, Pedro, dirigente Mauro e o massagista Pancho; agachados, Paulinho, Tantos, Marchetti, Mauri e Ronaldo.
Acompanhei pelo rádio, o MAC pressionando e o bauruense Navarro pegando tudo. Com paus, pedras e garrafas, torcedores furiosos ameaçavam atrás do gol. Até que o árbitro, a 5 minutos do final inventou um penalti, para o MAC fazer 1 a 0.
Muito tempo depois, reencontrei o Navarro em Bauru, professor de Educação Física, na Odonto, da USP. Recordamos aquela batalha de Marília, ele fechando o gol:
-Pois é, só não consegui pegar aquele penalti. Mas, aqui entre nós, seu tivesse defendido, - e, lógico, eu tentei -  a gente não teria saído inteira do estádio!
João F. Tidei Lima/ Historiador


Postar um comentário