Memória da bola

BRONCAS E LEMBRANÇAS


foto: Gol do Brasil contra a Tchecoslováquia, na Copa do Mundo de 1938
 Corintiano fanático, o Luciano Dias Pires me ligou para lamentar a aposentadoria do Ronaldão. Que, como frisou,  honrou todas as camisas que vestiu, na Europa e no Brasil.
Diferente, emendou, do que ocorreu, por exemplo, com o lateral Roberto Carlos, que desertou,  saindo do Parque São Jorge pela porta dos fundos.
Na troca de figurinhas com o Luciano, a nossa  lembrança flagrou aquela sacanagem do Roberto Carlos, na Copa do Mundo de 2006, fugindo descaradamente do jogo no exato momento em que a França fazia 1 a 0, eliminando o Brasil.
Falando em França e em Copa do Mundo, o Luciano pediu licença para viajar até 1938, ano da 3a. Copa, e na França. Com a transmissão pioneira na voz de Gagliano Neto, titular de esportes da PRA-3 Rádio Clube do Brasil, do Rio de Janeiro.
Pouca gente, ele recorda,  tinha aparelho de rádio em Bauru. Entre os possuidores, o pai do Luciano, que conectou seu rádio marca Pilot a um alto-falante, instalado  junto à porta da sua tipografia, "A Impressora", ali na quadra 5 da rua Primeiro de Agosto. 
Dezenas de pessoas, concentradas na calçada, puderam acompanhar os cinco jogos do Brasil naquela Copa, inclusive a vitória de 2 a 1 contra a Tchecoslováquia, como mostra a foto.
E a final, quando a Itália festejou o bicampeonato ao bater a Hungria por 4 a 2.

QUESTÀO DE IDENTIDADE

foto: Prefeito de Bauru, Oberdã de Nicola, (à esq.sentado) ao lado do governador em 1947.
 Temos hoje, disputando o Paulistão, o Gremio, dito de Prudente, mas que, à rigor, não é da cidade...Tem o Americana, que, dizem,  nasceu em Guaratinguetá....
Lá atrás, partos mal explicados como esses, geraram  frutos de complicada sobrevivência. Em 1939, por exemplo, na capital do Estado, algumas pessoas inventaram  o Comercial F.C, de cara disputante do campeonato paulista, lado a lado com os grandes.
Logo será presidido pelo capitão Rafael Oberdã de Nicola, e ocupante sistemático das últimas colocações. A lei do Acesso e do Descenso chega em 1948, e já em 1949 o Comercial é despachado. Mas, por manobras ade bastidores,volta em 1951.
Negócio vai, negócio vem, o capitão Oberdã, em 1953 desembarca em São Caetano, para gerar a A.A.São Bento. Disputa a Primeirona até 1957, negócio desfeito, ressuscita o Comercial, que volta a cair para Segundona em 1960, para a Terceira em 1961, quando fecha as portas.
Por falar em Rafael Oberdã de Nicola,  em junho de 1947, foi escalado pelo governador Adhemar de Barros, para administrar Bauru, até a eleição de um novo prefeito.No dia 1.o de Agosto trouxe o governador para a festa de aniversário da cidade. 
A foto mostra, sentados à partir da esquerda, o prefeito Oberdã de Nicola e o governador Adhemar de Barros. Em pé, saudando o governador, junto ao microfone da PRG-8, Lima Figueiredo, diretor da Estrada de Ferro Noroeste, tendo ao seu lado o locutor Leonidas Simonetti (à esq.) e, à direita,o técnico de som, Raul Marques Ferreira.
Por João F. Tidei Lima 



Postar um comentário