QUE VERGONHA NORUSCA!



Esse foi o sentimento mais forte que tomou conta dos noroestinos que estiveram presentes na noite de sabado no Alfredo de Castilho. Mas outros como decepção, vergonha e até mesmo raiva tambem  "pintaram" por lá. Foi só o árbitro encerrar a partida, para que os pouco mais de trezentos torcedores presentes se manifestassem, e aí não escapou ninguem: presidente, diretores, treinador, comissão técnica e claro os jogadores tambem. Mas o que aconteceu nessa partida para ter um desfecho desses. Jogo válido pela primeira rodada da segunda fase da Copa Paulista, adversário - Barueri, ex- Campinas, equipe da Série A3.

O Noroeste entra para o jogo com uma formação extremamente defensiva, com tres volantes: Juninho, Hernani, voltando, depois de uma cirurgia no joelho e por isso sem muito ritmo de jogo, Deivid e mais Giovanni, que de origem é lateral esquerdo, portanto sem nenhum homem de armação, de articulação de jogadas. Com um esquema assim, os alas têm que jogar mais como atacantes  do que defensores. Mizael e Gustavo, principalmente no primeiro tempo, não chegaram uma vez sequer ao ataque. Com o meio de campo congestionado, os alas sem avançarem, é claro que a bola pouquíssimas vezes chegou à dupla de ataque, Diego e Cleverson. E nesta dupla de ataque, na minha maneira de ver, mais um erro grave do treinador Luciano Dias. Cleverson é meia de armaçao, não atacante, porque escalá-lo aí, no ataque, se no meio de campo não tinha nenhum armador. Diego, o outro atacante, mas não daqueles que ficam enfiados, preocupando a zaga adversária, referência, como se chama hoje. Esse o Noroeste não tem, depois que o Zé Carlos foi embora. Então que escalasse o Cleverson no meio, dando mais qualidade no passe e na armação, e o Rafael Aidar, que foi um dos melhores jogadores da equipe na campanha de Acesso, ficando o ataque mais rápido e com dois atacantes de ofício. Não entendi o porque do Rafael no banco.
    
A equipe entrou assim, mal, poderia ser alterada no decorrer da partida. No último minuto do primeiro tempo, tomou um gol e virou perdendo por 1X0. Volta para o segundo sem nenhuma alteração, nem na escalação, nem na forma de atuar. Mas o pior estava por vir: por volta dos vinte minutos, a primeira substituição, errada. Entra Roque e sai Gustavo, que estava começando a descer para o ataque, em seguida, Giovanni, num lance infantil, sai expulso e começa a complicar de vez a situação do Norusca. Sai Mizael, vai Juninho para a lateral, entra Rafael, mas aí a equipe já estava toda perdida e foi presa facil para o Barueri, que fez o segundo como quiz e de penalti fez o terceiro, aos 27" e 33' respectivamente. Só não sairam mais gols, porque o goleiro Yuri fez duas belas defesas. Por tudo isso justifica-se a revolta da torcida e o posicionamento de cobrança feito pela imprensa que cobria a partida.
     
Agora a tarefa ficou mais dificil, caso queira se classificar para a próxima fase. O adversário seguinte é o XV de Piracicaba, lá no Barão de Serra Negra, contra a equipe de melhor campanha na primeira fase, que foi a Franca e conseguiu um empate. Muito trabalho terá o técnico Luciano Dias para melhorar o rendimento dessa equipe, se é que vai conseguir. 

Por: Marco Antonio Machado

Postar um comentário