Para técnico, a Copinha é a Copa do Mundo para o Noroeste

O técnico Marco Antônio Ribeiro, comandante do Noroeste na disputa da Copa Paulista, vive os momentos finais de preparação para a estreia na competição, neste sábado, às 16h, no estádio Alfredo de Castilho, contra o Linense. E o treinador é enfático ao falar sobre a competição. “Eu procuro extinguir a ‘Copinha’. É a nossa Copa do Mundo, a oportunidade que nós temos, passo isso para os atletas”, afirma Ribeiro.

O treinador procura conscientizar o elenco da importância do título. “Fica no inconsciente dos jogadores esse negócio de Copinha. Mas dá direito à Copa do Brasil no ano que vem, estamos no centenário do clube e também é a oportunidade de renovação de contrato, vislumbrando outras coisas”, argumenta. “É a oportunidade de disputar uma Copa Paulista, que representa muito. Tivemos o exemplo dos meninos que foram campeões dos Jogos Regionais porque tiveram oportunidade. A cada oportunidade que temos, precisamos encarar como Copa do Mundo”, acrescenta o técnico.

Ribeiro acredita que o período de preparação foi suficiente para deixar o Noroeste em um bom nível para a estreia na Copa Paulista. “Foi um tempo bom e futebol, quando se tem tempo para trabalhar, dá para dar conjunto. Depois de uma parada, após o acesso, a gente conseguiu caracterizar uma equipe para poder começar bem uma competição”, observa, o técnico que vê o time com 80% de sua capacidade. “Acredito que vá alcançar os 100% durante o campeonato”, projeta.

Um dos fatores que facilitaram o trabalho da comissão técnica, na opinião de Ribeiro, foi a base mantida do time do acesso na Série A-2. “A fusão dos jogadores da base com os que ficaram (após o acesso) facilitou o entrosamento, porque já vinham juntos. Foi mantida uma espinha que dá para entrarmos em um ritmo bom no começo do campeonato”, entende.

Nos dias finais de preparação a ênfase nos treinos noroestinos tem sido a conclusão a gol, já que a equipe aprimorou menos este fundamento, segundo Ribeiro. “Não tivemos muito tempo para fazer finalizações. Já entramos nos jogos-treinos sem treinar especificamente a finalização. Até porque o elenco estava um pouco reduzido em função dos Jogos Regionais. Nesta semana, vamos procurar direcionar o treinamento de finalização”, aponta. Ontem, o time treinou sob chuva em campo reduzido e os jogadores ofensivos exigiram muitos os goleiros.

O técnico revela ainda que o Norusca deve fazer sua estreia com o time-base que jogou os amistosos preparatórios. “A gente vai procurar não mudar muito, até porque já vem de um entrosamento, de um ritmo. Com alguns jogadores, como Leleco, Giovanni, que despontaram, faremos a manutenção durante o campeonato”, explica.

Ribeiro, auxiliar do técnico Luciano Dias, que vai dirigir o Noroeste no Campeonato Paulista do ano que vem, fará sua estreia como técnico desde o início de um campeonato. “Já tive oportunidade de assumir o comando em momentos em que o Luciano não pôde estar. Em outros clubes, o Luciano já esteve suspenso. Mas começando um campeonato é a primeira vez”, comenta.

Baixas

O Noroeste tem três baixas confirmadas para a estreia contra o Linense. O meias Cléverson e Almir estão readquirindo a forma física e o zagueiro Magrão se recupera de entorse no tornozelo sofrida ainda durante o jogo contra Igaraçu do Tietê, nos Jogos Regionais. “Acredito que o Almir e o Cleverson, para segunda, terceira rodada, já estarão aptos”, declara Ribeiro.
Por:Wagner Teodoro(Jornal da Cidade)

Postar um comentário