Base campeã do Noroeste: Que venham os frutos



Durante o jogo treino do time profissional contra o São Carlos, no último dia 9, em conversa com colegas da crônica, a maior preocupação era a de a base da equipe na Copa Paulista formar o elenco do Paulistão 2011. Opinei que o laboratório deste semestre definirá os reservas, com pouquíssimas exceções entre os titulares. Uns concordaram, outros disseram que nenhum se salvava. Enfim, do jeito que está, creio ser de bom tamanho para disputar a Copinha para ganhar. Melhor: com uma molecada doida para mostrar serviço.
Enquanto os mais experientes afinavam os cascos, o time sub-21 do Norusca ganhou a medalha de ouro nos Jogos Regionais, disputados em Lins - e garantiu vaga nos Jogos Abertos do Interior. Foram cinco jogos, vitória em todos eles, dez gols a favor e três contra. O time titular é praticamente o reserva no elenco da Copa Paulista - e imagino que, num coletivo, dá um calor nos marmanjos.
Giovani: joia bruta deve ser lapidada agora!
 Dessa molecada, Giovani (autor do gol do título sobre Lins) disponta como grande nome para se tornar titular - na meia, não na lateral-esquerda, sua posição de origem. Quem viu Willian Leandro e Adílson Souza com dificuldades de criar nos jogos-treinos, quer mesmo ver Cleverson pela direita e Giovani pela esquerda na armação. Há tempos, Giovani é a joia noroestina, a esperança de um retorno financeiro, a justificativa da aposta na base, que ressurge depois de ter sido extinta.
Se meia dúzia dessa molecada compuser o elenco alvirrubro no Paulistão, será uma vitória e tanto. Como se diz na Gávea, craque se faz em casa. Sai mais barato, dá retorno, e o garoto traz o escudo do clube no DNA, atuando com certa gratidão e muita entrega. Para esta Copa Paulista, tenho a impressão de que os laterais Mizael e Pedro poderão roubar as vagas dos tímidos Rafael Mineiro e Roque; Bonfim e Geílson têm bons reservas - zagueiro vez ou outra é suspenso... ; e Somália corre por fora caso Paulo Roberto falhe com a camisa 9.
CLEVERSON
A hora da verdade para Cleverson, no Norusca e em sua carreira
Como prometido num dos primeiros textos, lanço um olhar sobre Cleverson, que imagino ser principal jogador do atual elenco. Poucos acreditam nele, pois não correspondeu o esperado na Série A2. Acredito estar passando pela famosa má fase, que em algum momento acomete a carreira de qualquer jogador. De confiança do treinador Luciano Dias, com quem estourou para o futebol no Guarani, tem tudo para recuperar seu bom futebol num campeonato em que a cobrança é pequena e o nível técnico, mais baixo.
Atuando na ligação do meio com o ataque, o termo ponta-de-lança é o ideal para Cleverson. Afinal, será a flecha que conduzirá a bola aos atacantes. Deem a camisa 10 a esse rapaz e um pouco de crédito. Há um bom e veloz jogador adormecido. Como era Luciano Bebê em 2005, que se soltou na Copa FPF e chegou voando no Paulistão, liderando com Lenílson as ações ofensivas daquele timaço que terminou em quarto lugar.
Vídeos de jogadores são normalmente feitos para impressionar mesmo, somente com a compilação de boas jogadas, mas este serve de parâmetro para o torcedor noroestino ver o potencial desse jogador, inclusive por ser bom no jogo aéreo, apesar da baixa estatura. Se não quiser ver os longos 9min33s no YouTube, logo nos primeiro segundos há um gol em partida de seu Guarani contra a Ponte que já é bom cartão de visitas.
Por Fernando BH (www.canhota10.com)

Postar um comentário