Enfim a Copa


Das últimas, com certeza foi a mais esperada. Por ser a primeira no continente africano, num pais de imensos contrastes sociais, mas de belezas naturais fantásticas, uma fauna exótica e muito rara, um povo extremamente alegre e receptivo, de uma história sofrida. E para completar, a figura sempre presente, do hoje "aposentado" Mandela, mas que do alto dos seus noventa e tres anos, ainda é adorado pelo seu povo e que  de quebra têm Desmond Tutu, que como Mandela, tambem recebeu o premio Nobel da Paz.

 Mas falando de futebol o inicio da Copa foi tímido. A equipe da Africa do Sul, dona da casa, treinada pelo brasileiro Parreira, desperdiçou a chance de estreiar vencendo. Fez o primeiro gol contra o México, esteve perto do segundo, não fez, cedeu o empate, no ultimo minuto mandou uma bola na trave e acabou ficando no 1X1. Na sequência UruguaiXFrança, nada mostraram e 0X0, foi justo. E não foi diferente com as outras seleções, com excessão da Argentina, mas que ficou apenas em algumas jogadas individuais de seu melhor jogador Messi, e mostrou certa fragilidade quando foi atacada pela Nigéria. Vitória apertada por 1X0 e no gol teve uma mãozinha do árbitro.

Mas aí, no fim da tarde de domingo, aparece Alemanha de uma forma surpreendente. Aniquilou a Austrália por 4X0, e com sobras, foi a melhor seleção que se apresentou até agora. Deixou de lado aquele futebol pragmático e previsível, e com um repertório variado de jogadas passeou em campo e foi fazendo os seu gols. Conseguiu formar uma seleção com jogadore jovens e acima de tudo talentosos. É muito cedo ainda para endeusar essa equipe, mas se repetir essa atuação de hoje, será uma forte candidata ao título. Uma explicação que me ocorre com essa mudança para melhor dos alemães, é que seguindo o que ocorreu nessa globalização também no futebol, a seleção deixou de ser tão hermética e ariana ao naturalizar jogadores da Polonia, Tunisia, do continente africano e até brasileiro temos por la.Tudo isso e mais um técnico competente resultou numa melhor equipe.

Faltam ainda algumas fortes seleções para estreiarem , mas a expectativa maior para nós brasileiros é a estréia da nossa canarinho.
Por: Marco Antonio Machado

Postar um comentário