Segundo os estudiosos o clube que fizer 30 pontos está classificado. Logo, analisando a classificação atual, União São João, Pão de Açúcar e Linense já teriam garantido suas vagas na próxima etapa.
Acredito que o Noroeste tem potencial para nestas últimas cinco rodadas da primeira etapa da competição ficar entre os oito primeiros e passar para a outra fase.
No entanto não estou convencido que vai chegar entre os quatro classificados que subirão para a Série A1 de 2011. Não que o Noroeste não posa chegar. Claro que pode, mas se isso acontecer será com muita dificuldade e emoção.
O time ainda não deu provas em campo de que possa superar seus adversários, mantendo um jogo equilibrado, seguro e confiável. Está sempre sob perigo eminente.
O Noroeste não possui um diferencial, como aquela equipe comandada por Paulo Comelli, que tínhamos certeza que subiria para a elite do nosso futebol.
Isso aconteceu no passado, quando o Noroeste subiu pela primeira vez em 1953. Era uma equipe boa, mas tinha limitações. Faltava essa tal segurança, um toque de bola mais preciso e um pouco mais de qualidade.
Foi quando a diretoria recorreu à mãe Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e trouxe mais três jogadores para o chamado Torneio dos Campeões – subia apenas um time, só o campeão –. Vieram Ranulfo, Colombo e Luiz Marini.
Com esses três o time passou de mediano para excelente e acabou sendo o campeão da Segunda Divisão, subindo para a Primeira, hoje Série A1.
Lembrei desse episódio exatamente por causa da vitória agora em Marília. Naquela oportunidade o Noroeste também venceu em Marília, quando o pau quebrou e quase a torcida do Mac acaba matando o árbitro Benedito Siqueira Filho. A caravana que foi de trem de Bauru também saiu corrida no estádio.
Mas são histórias e não estórias hein! São verdadeiras e a realidade hoje é outra. Pena que, segundo o Regulamento do campeonato, não pode mais ser feita nenhuma contratação e o Noroeste precisa acreditar no que tem e lutar para voltar ao lugar que perdeu no Paulistão, por pura bobeira.
Por:Paulo Sérgio Simonetti: