MEMÓRIA DA BOLA

O técnico Guerrinha comanda o basquete campeão
BAURU BASQUETE

Tenho acompanhado, pela televisão, os shows dessa máquina tecnicamente orientada pelo Jorge Guerra, o Guerrinha. Que tem como auxiliar Hudson Previdello,  fisioterapeutas Rogério Lourenço e Giancarlo Felipe, roupeiro José Maria Fernandes, preparador físico Bruno Camargo, médico Luciano Camargo, e mordomo Alexandre Martiniano.
Vibrei com a Panela superlotada explodindo no lance final contra Limeira, semana retrasada, aqueles 90 a 89. Um jogo, como se diz, para os anais.
Aos 56 anos, Guerrinha, com vitórias e títulos nacionais e internacionais, segue na carreira iniciada muitas décadas atrás no timaço do Clube dos Bagres, de Franca, ao lado de Hélio Rubens, sob orientação de Pedro Morilla Fuentes, o Pedroca.. 
Com a camisa da seleção brasileira, Guerrinha seria  campeão Pan-americano em 1987 nos Estados Unidos. 

Técnico brasileiro Otto Glória em Portugal
CÁ E LÁ

Pedir o significado de festa, oceano, quaresma e secretário no Brasil, terá, obviamente   como resposta: comemoração, grande extensão de água salgada,  referência do calendário religioso, e burocrata.
Em Portugal, se a indagação for dirigida aos torcedores da velha guarda, a resposta poderá ser outra:
-Tu não sabes, pá? Esses gajos jogaram na seleção de Portugal, pois, pois!
De fato, Oceano Secretário, nas décadas de 1980/90, vestiram a camisola encarnada da seleção portuguesa. Recuando  até os anos 1960, a lateral direita, ou defesa direita. como se diz na terra deCamões, foi ocupada durante anos, por Festa e Quaresma.
E sob orientação do brasileiro Otto Glória, que em 1966 escalou a melhor seleção portuguesa de todos os tempos, 3ª colocada na Copa do Mundo da Inglaterra, despachando inclusive o Brasil nas oitavas de final.   


Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista

Postar um comentário