MEMÓRIA DA BOLA




PRIMEIRAS COPAS

Refrescando a memória, a primeira Copa do Mundo  foi em 1930 no Uruguay (com y); a primeira com  transmissão radiofônica para o Brasil foi em 1938 na França, de onde narrou pela Rádio Clube do Brasil, Gagliano Neto(1911-1974); a primeira Copa no Brasil foi decidida em 1950 no recém inaugurado Maracanã, quase 200 mil pessoas  presenciando  a nossa derrota na decisão contra o Uruguai (com i);  o nosso  primeiro título só viria em 1958, na Suécia,  acompanhamento radiofônico  pela Cadeia Verde-Amarela comandada pela Bandeirantes de São Paulo, 70% de audiência, Edson Leite e Pedro Luís repartindo a narração, e Mário Morais comentando.
As primeiras  imagens só começaram a chegar a partir da Copa de 1962 no Chile. Nada de televisionamento direto. No dia seguinte de cada jogo, o vídeo tape desembarcado de aviões. Primeira transmissão direta pela televisão, só na Copa da Inglaterra em 1966, em preto-e-branco. Primeiras imagens coloridas, em 1970, Copa do México.
No retorno da Suécia em 1958, o  locutor bauruense Edson Leite (!926-1983), também diretor artístico da Rádio Bandeirantes, seria recebido, conforme a foto, no Rio de Janeiro, pelo presidente  Juscelino Kubitschek  (1902-1976)


NO PRIMEIRO TÍTULO
GALERIA DOS IMORTAIS

No time campeão mundial de 1958, o melhor da incomparável geração dos maiores talentos da história do nosso futebol.
Alinhados na foto para o último jogo contra a Suécia, antes da goleada de 5 a 2: em pé, a partir da esquerda, o técnico Vicente Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gylmar; agachados, Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo, e o preparador físico Paulo Amaral.
Com inteira justiça o lateral esquerdo Nilton Santos era carimbado como A Enciclopédia do Futebol.....Na outra lateral, Djalma Santos dispensava apresentações, assim como o meiocampista Didi e os geniais atacantes Garrincha e Pelé.
O escritor e jornalista Ruy Castro garante que Mané Garrincha no confronto com a misteriosa União Soviética, na Copa de 1958,  comandou os maiores três minutos da história do futebol...

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário