MEMÓRIA DA BOLA




A inauguração do Estádio, 53 anos atrás.
NORUSCA NA ORDEM DO DIA

A empresa gaucha que assumiu o E.C.Noroeste responderá também pela manutenção do estádio "Alfredo de Castilho", que o clube, como se sabe, recebeu da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, e com outro nome.

Lembro da inauguração em junho de 1960. Vi os 3 a 2 contra o Palmeiras, das arquibancadas descobertas, na época batizadas como gerais.

A foto registra a solenidade de inauguração, atrás das arquibancadas cobertas e das cabines de rádio: em pé, sobre um tablado, a partir da esquerda, o repórter Tom Barbosa, da Rádio Panamericana, o engº. Ubaldo Medeiros, diretor da ferrovia, o vereador Ivaldo Crivelli, o comendador Daniel Pacífico, doador do terreno onde foi construído todo o conjunto esportivo, o repórter Jeovah de Oliveira, da Folha do Povo, o locutor José Haddad, da Rádio Auri-Verde, e, fora do tablado,  braço estendido, o repórter da PRG-8 Bauru Rádio Clube, Célio Gonçalves.

Todos já se despediram, inclusive o competente engenheiro  Ubaldo Medeiros, que em função das suas ligações políticas,  foi cassado pelo Golpe Militar de 1964, e teve o seu nome escorraçado dos portões do estádio . Era a Ditadura Militar chegando ao futebol.



Josimar é abraçado por Zico, depois de gol na Copa de 1986
ZAGUEIRO  ARTILHEIRO

Aos 52 anos o carioca Josimar Higino Pereira, como funcionário da FL Work and Sport,  acaba de assumir a gerência de futebol do E. C. Noroeste.
A velha guarda se recorda do antigo lateral direito Josimar, profissional formado no Botafogo em 1981 com passagens pelo Flamengo, depois clubes do exterior na Espanha e Venezuela. 
A culminância da carreira  foi sua convocação para a seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1986 no México. Escalado na lateral direita pelo técnico Telê Santana, Josimar  tinha como companheiros, entre outros, Zico, o saudoso doutor Sócrates, Júnior, Casagrande, Alemão, Muller, Careca...
Marcou dois gols, um deles  comemorado conjuntamente com o médio Alemão e o meia Zico, como registra a foto.

João F. Tidei de Lima/ Historiador




Postar um comentário