Após 9 anos, Noroeste volta à série A-3 do Campeonato Paulista


No Domingo de Páscoa, Noroeste perde em casa e, após nove anos, cai para a Série A-3

Equipe de Bauru ficou dez jogos sem vencer e pagou preço alto hoje

Um velho ditado fala que, depender dos outros, é sempre complicado. E ontem de manhã, pela última rodada da Série A-2, o Noroeste chegou a seu décimo jogo seguido sem vencer, e passou a depender de derrotas de outros times ameaçados pelo rebaixamento. Mas estes conseguiram bons resultados, enquanto o Norusca perdeu por 2 a 0 para o Capivariano, no Estádio Alfredo de Castilho, e conheceu pela terceira vez em sua centenária história um rebaixamento para a Série A-3 do Campeonato Paulista – as outras foram em 1994 e 1999. Em 2014, o Alvirrubro participará pela sétima vez da Terceirona. O clube foi campeão da A-3 em 1995 e disputou a competição entre 2000 e 2004, quando conquistou o acesso à Série A-2.

O jogo

No primeiro tempo, as melhores chances foram do Capivariano, que brigava por uma vaga no G-8. O atacante Romão, artilheiro da Série A-2, agora com 14 gols, incomodava a defesa alvirrubra, mesmo com três homens na marcação. E foi em uma falha da linha de zaga que surgiu o primeiro gol, aos 20 minutos.

Romão recebeu bola enfiada entre os defensores e foi derrubado por Neto na área. Pênalti que ele mesmo cobrou e converteu, no canto direito, sem chances para Yuri. Seu companheiro de ataque, Silas, também infernizava a defesa bauruense. O time da casa praticamente não chegava ao ataque e deu apenas dois chutes ao gol no primeiro tempo. Aos 31, Alemão cobrou escanteio, a bola desviou e sobrou para o matador Romão, que livre, só escorou de cabeça para as redes, ampliando a vantagem da equipe de Capivari.

Drama

No segundo tempo, a Páscoa noroestina ficou amarga de vez. Diego sofreu pênalti aos nove minutos. Emerson bateu no canto esquerdo e o goleiro Maurício defendeu. Foi o quarto pênalti desperdiçado pelo Noroeste na A-2, o segundo que Emerson perdeu – e que falta fizeram. A partir daí, o Capivariano curtia o doce sabor da classificação para o quadrangular final, enquanto o Noroeste via o chocolate “derreter” e amargar de vez no Alfredão.

Apenas o Grêmio Barueri vencia o Osasco, mas Ferroviária e São Carlos seguiam empatando seus jogos. E o Noroeste, que não esteve na zona de rebaixamento em nenhum momento da Série A-2 (chegou a liderar na primeira rodada!), entrou na zona de degola exatamente às 11h21, para não mais sair. Foi quando a Ferroviária marcou com Jonatas Obina na Arena da Fonte, empurrando os bauruenses para a Série A-3.

Espera agoniante

No apito final, ainda restava uma ponta de esperança que o Santo André empatasse com a Ferroviária ou que o Osasco marcasse contra o Barueri, pois os jogos começaram depois. Em vão. Cerca de 15 minutos após o término do jogo no Alfredão, o descenso estava sacramentado, com o Noroeste encerrando a Série A-2 em 17º lugar, com 19 pontos. Por apenas dois gols a menos de saldo que a Ferroviária, o Norusca terá que amargar a Terceirona do Estadual no ano que vem.

O zagueiro Neto, que cometeu o pênalti que originou o primeiro gol do Capivariano, falou sobre o lance. “Fui tentar marcar e acabei fazendo a falta. Infelizmente, a derrota acabou nos custando o rebaixamento, mas temos de erguer a cabeça a jogar bem na Copa do Brasil”, disse o defensor ao JC, ainda na beira do gramado.

Noroeste :Yuri; Magrão, Cazão e Neto; Mizael, Pedro, Paulinho, Emerson (Adriano) e Samuel Balbino (Romário); Diego e Bruno (Berg). Técnico: Luciano Sato

Público: 387 pagantes

Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário