COM CALMA





Noroeste pega Guaratinguetá buscando vitória e terminar com 11 em campo

Sair de campo com a vitória, e principalmente “inteiro”. Este é o objetivo do Noroeste hoje, às 10h, no Estádio Alfredo de Castilho, contra o Guaratinguetá, pela 12ª rodada da Série A-2 do Campeonato Paulista. O time vem de duas derrotas seguidas, fato que ocorreu pela primeira vez no certame, para o Audax em casa e Velo Clube fora.

Nos últimos três jogos, o Noroeste teve cinco jogadores expulsos. Nas duas partidas em que foi derrotado, os bauruenses levaram dois cartões vermelhos em cada jogo.

O Noroeste está na sétima posição, com 17 pontos, após cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas, aproveitamento de 51% dos pontos disputados. Já o clube do Vale do Paraíba soma um ponto a menos, na décima colocação, com três vitórias, sete empates e uma derrota, aproveitamento de 48%.

O Alvirrubro é o segundo time que mais leva cartões vermelhos na Série A-2, com seis expulsões em onze rodadas. Apenas o Audax, com sete, supera o Noroeste. “Foi tudo de repente, só tinha um cartão vermelho, contra o Rio Claro, e em três jogos levamos cinco cartões. É ter tranquilidade, falamos com os jogadores”, diz o técnico Carlos Alberto Seixas.

“Os árbitros não foram bem em alguns jogos, não foram muito para o nosso lado, e também precisamos ter calma, precisa evitar”, destaca o volante Pedro.

Em campo

Apesar dos vários reforços que chegaram na sexta-feira, último dia de inscrições para a competição,  o técnico Carlos Alberto Seixas não deverá promover a estreia de nenhum deles. “São jogadores que ainda precisam treinar, muitas vezes estavam alguns dias parado, ainda não estão preparados”, destaca.

O treinador frisa que sempre joga conforme as características do adversário. “Na semana passada jogamos com quatro atacantes. Na quarta-feira, se não expulsam nosso jogador, teríamos mais chances, estávamos em cima deles. Eu nunca jogo recuado, quando atuo com três zagueiros, são quatro no meio e três na frente. A gente trabalha conforme o adversário, no futebol é assim”, pontua.

“O Guaratinguetá joga no 4-4-2, então precisa fechar o meio-campo. Tem que ter calma, e procurar fazer o melhor para o Noroeste”, lembra. O lateral-direito Mizael não treinou e nem foi convocado para o jogo e o lateral-esquerdo Adílson é dúvida. O zagueiro Neto deve ser improvisado na direita e, caso Adílson não jogue, Júnior Maranhão entra na esquerda. O meio deve ter Luis Gustavo mais adiantado, como volante, e Berg na armação. Nathan faz dupla de ataque com o Diogo.

O volante Pedro destaca a importância de um resultado positivo hoje. “Tivemos duas derrotas, mas temos condições de buscar a vitória, jogo em casa, para voltar a ter a tranquilidade que estávamos tendo antes”, fala o jogador, que deve substituir Paulinho, expulso na derrota por 1 a 0 para o Velo Clube, em Rio Claro. Vitor Hugo também foi expulso, mas ele vinha ficando na reserva.


Guará já foi ‘asa negra’

O confronto entre Noroeste e Guaratinguetá já rendeu boas partidas nos últimos anos. Em 2005, por exemplo, o Noroeste foi até Guaratinguetá precisando da vitória na última rodada da Série A-2 para chegar ao quadrangular final. O time bauruense venceu, foi para a fase seguinte e depois conseguiu o acesso para a elite paulista.

As equipes voltaram a se encontrar em 2007, quando o Guará já estava na Série A-1. Após vencer no Vale do Paraíba na primeira fase, o Noroeste teve o Guaratinguetá como adversário na final do Interior. No primeira partida, empate em 1 a 1, no Vale do Paraíba. No jogo de volta, em Bauru, vitória do Guará por 1 a 0, frustrando mais de cinco mil noroestinos no Alfredão.

Em 2008, na terceira rodada do Paulistão, o Noroeste perdeu por 1 a 0 para o Guaratinguetá, novamente em casa, o que ocasionou a queda do técnico José Carlos Fescina, que faleceu em 2011.

Em 2010, o Noroeste perdeu por 3 a 0 no Estádio Dário Rodrigues Leite por 3 a 0, na primeira fase da Série A-2. A derrota custou o emprego do treinador Amauri Knevitz. No quadrangular final, nova derrota por 1 a 0, em Guaratinguetá, e vitória por 2 a 1 em Bauru, no dia 1º de maio, pela última rodada da fase final. Os dois times já tinham garantido o acesso para a Elite uma rodada antes.

Em 2011, o Guaratinguetá mudou para Americana, e adotou naquela temporada o nome da cidade. A única partida entre as equipes na “fase itinerante” do Guará ocorreu em Bauru, em janeiro daquele ano, e o Noroeste acabou sendo goleado por 5 a 1, na pior apresentação da equipe que acabaria o Paulistão rebaixada para a Série A-2.

O jogo de hoje no Alfredão será o primeiro entre Noroeste e Guaratinguetá após o retorno do time do Vale do Paraíba a sua cidade de origem. 


Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário