Copa S.Paulo dá as mesmas lições ao Noroeste

Ano vai, ano vem e o Noroeste não consegue caminhar nada além do que a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Junior.

Não estamos cobrando grandes feitos, mas acredito que já seria tempo de conseguir avançar um pouquinho mais, pelo menos para justificar os investimentos que vêm sendo feitos nas categorias menores do clube.
Mas não se pode desanimar. O correto é tirar lições dessas constantes decepções que o Noroeste vem colecionando nessa competição e buscar entender o motivo dos fracassos.
O clube não investe o suficiente? Investe errado? Não há regularidade nesses investimentos? As revelações são precocemente levadas pelos empresários e o Noroeste fica chupando no dedo?
Não há um projeto, um programa bem definido e garantias contratuais que mantenham no elenco, os bons garotos, aqueles de futuro? Não há um rigor na escolha de uma comissão técnica realmente comprometida com a revelação de jogadores e no interesse só do Noroeste?
Essas questões precisam ser analisadas, respondidas com sinceridade e enfrentadas prela diretoria noroestina, caso contrário está se jogando tempo e dinheiro fora.
Essa Copa São Paulo serve para isso. Uma avaliação para saber se realmente seu trabalho com as categorias de base está ou não dando resultados práticos. Se não está, o clube precisa mudar os critérios e repensar seus projetos.
Vários garotos bons de bola, um pouco antes dessa Copa deixaram o Noroeste e foram para clubes grandes, cedo demais, na minha visão. Será esse o caminho? Mesmo que entre algum dinheiro será sempre infinitamente menos que uma negociação futura.
Se não entra dinheiro, então é ainda pior. É sinal de que estamos trabalhando para os outros. É preciso apurar a quem interessa esse esvaziamento prematuro dos garotos que teoricamente teriam mais chances de se tornar bons jogadores.
Tudo isso tem reflexo bastante significativo no profissional. Mas esse é um outro capítulo.
Paulo Sérgio Simonetti/Radio 94FM de Bauru


Postar um comentário