Mais sobre a próxima Série A/2 de 2012


Após quase um mês de espera, a Federação Paulista de Futebol (FPF) finalmente divulgou, na tarde desta quinta-feira, a tabela completa do Campeonato Paulista da Série A2 de 2012. Assim como já havia ficado definido no último dia 26 de outubro, a competição terá início em 25 de janeiro.

A primeira fase, ao contrário do ano passado quando houve dois grupos, será disputada em turno único no sistema todos contra todos. A etapa será encerrada, após 19 rodadas, no dia 1º de abril. Após isso, os oito primeiros passam à próxima fase e os quatro últimos serão rebaixados.
Penapolense, Santacruzense, São Carlos e Velo Clube foram confirmados na disputa, após conseguirem a regularização de seus estádios. Os quatro promovidos da Série A3 chegaram a correr o risco de ficar fora da competição, mas, agora, tiveram os jogos confirmados para suas casas.

Depois da divulgação da tabela, a FPF deu um novo prazo aos clubes, que poderão alterar data e horário dos jogos de acordo com suas preferências. As alterações deverão ser informadas à Federação até 2 de dezembro, mas deverão respeitar o Regulamento Geral de Competições.

TV e falta de apoio
A entidade ainda confirmou que todos os jogos ainda poderão sofrer modificações, atendendo a pedidos das redes de TV e da Polícia Militar. Neste ano, Rede Vida e Bandsports transmitirão os jogos da Série A2, mesmo sem pagar nada pelos direitos de transmissão. Na visão da FPF, o “ganho” dos clubes seria, não a cota, mas sim o espaço para divulgar seus patrocinadores.

Uma saída para aumentar, ao menos um pouco a receita dos clubes, seria arrumar um patrocinador para a competição. Algo que a CBF e a Conmebol já fazem com suas competições. Neste ano, por exemplo, o Grupo Santander bancou milhões para ver seu nome na Copa Santander Libertadores. Por enquanto, algo similar sequer foi cogitado na FPF.

Não bastasse a falta de apoio da entidade na busca de recursos, ainda há um novo artigo no Regulamento Geral das competições paulista que deve comprometer os clubes. Quem atrasar salários correrá risco de perder três pontos por jogo que tenha atuado nestas condições. O clube terá 15 dias para acertar a situação, após isso o caso será julgado no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP).
Futebol Interior

Postar um comentário