Marcelinho esteve em campo e até fez gol pelo Noroeste
na final da Copa Paulista de 2005, contra o Rio Claro; atleta é o único do
elenco que já saboreou um campeonato com a camisa da equipe bauruense
Ele é o único atleta do atual elenco do Noroeste que já sentiu o gosto de comemorar um título com a camisa alvirrubra. E ainda por cima, com gol na decisão. O volante Marcelinho esteve em campo na final da Copa Paulista de 2005, contra o Rio Claro, e espera conquistar o bicampeonato no torneio, que começa no próximo domingo.
O atleta representa o paladar e abre a série de reportagens “Os Cinco Sentidos do Noroeste”, que será publicada todos os dias até a véspera da estreia da equipe na competição. O título de 2005 compõe a fase dourada noroestina, que voltou à elite do Paulistão no mesmo ano e fez a melhor campanha da história no estadual em 2006, com a quarta colocação no geral. O ano de 2005 era o primeiro de Marcelinho entre os profissionais.
“Foi o meu primeiro título profissional. Mudou minha história. Passei a virar torcedor do Noroeste mesmo. O gosto da conquista foi muito especial”, comentou o atleta.
O gol na finalíssima, na vitória por 4 a 2 em Rio Claro que sacramentou o título, apagou o gosto amargo de um possível fracasso. No primeiro jogo da decisão, o placar apontava 3 a 1 para os bauruenses, mas numa falha individual de Marcelinho, o Rio Claro diminuiu e voltou a ter esperanças de título.
“Minha autoestima foi lá embaixo. Temia pela perda do título fora de casa. Felizmente tive esse prazer.”
O volante, que começou como zagueiro, já experimentou de tudo no Noroeste. Em 2005, além do título da Copa Paulista, ele subiu com a equipe para a Série A-1. Entre idas e vindas, caiu com o clube para a Série A-2 em 2009. No ano seguinte subiu novamente para a A-1. Agora, em 2011, mais um rebaixamento, mas, desta vez, sem participar de muitos jogos..
Para tirar o gosto ruim da queda, apenas o doce sabor de mais um título no currículo. Marcelinho sabe que a batalha é imensa para conquistar essa edição da Copa Paulista. Nem precisa jogar bonito, mas é necessário que seja eficiente.
“Eu me cobro muito. Quero ser campeão novamente aqui no Noroeste. Precisamos tirar essa imagem ruim do rebaixamento no primeiro semestre”, afirmou o atleta, que vê semelhanças com a equipe de 2005. “Naquele ano a aposta também era nos jogadores mais jovens. Oito atletas eram dos juniores.”
Raio-x
Marcelinho
nome: Marcelo da Silva Almeida
nascimento: 19/6/1986
posição: zagueiro e volante
altura: 1,84 m
peso: 74 kg
pé: canhoto
outros clubes: Monte Azul, Gama, América-RN, Grêmio Barueri e Santo André
No Noroeste desde: 2010
Por Gustavo Longo (Agência Bom Dia)
Foto: Cristiano Zanardi