Gaspar, o capitão do Norusca

Gaspar
Em 1954 o Noroeste iria participar pela primeira vez do Certame Paulista da Divisão Principal e estava reforçando seu elenco. Contratou diversos craques: Procópio (Portuguesa Santista – Marília), Pirani e Lanzoninho (São Paulo). Gaspar (Ferroviária de Araraquara), Aedo (XV de Piracicaba), Rebôlo (Marília), Nivaldo e Rossi (BAC), Cesar (Portuguesa Santista) e Helvo (São Bento e Ferroviária de Araraquara). Quase um novo time!

O Corinthians foi o campeão do ano e o Noroeste ficou em 10.º lugar, num certame em que 14 equipes competiram. O centro-médio Gaspar Berrance Filho foi um dos destaques no período em que atuou em Bauru pelo EC Noroeste (1954-1962), sendo chamado como seu capitão. Sua estreia deu-se em 25 de julho de 54 no amistoso Noroeste 2 x Guarani de Campinas 2. Grandes recordações de sua passagem pelo clube foram com certeza a partida realizada no estádio “Antonio Garcia” em 28 de novembro de 1959: EC Noroeste 6 x SC Corinthians Paulista 3, com um tento seu aos 40 minutos da segunda fase. Era o sexto do Noroeste!
  
A colocação da equipe em 1960, com vitórias espetaculares perante os “grandes” São Paulo (5 a 2), Palmeiras (2 a 0) e Portuguesa de Desportos (5 a 2), quinto posto, atuando contra 17 clubes em turno e returno, totalizando 34 jogos! Nesse ano aconteceu uma renovação no elenco, com as saídas de Ranulfo, Marinho, Vila, Nelsinho, Fernando, Edir, Elias e Jaime.

Porém, os craques componentes da temporada noroestina formavam duas equipes: Julião, Navarro, Pedro, Aracito, Geraldo, Zarrir. Leal, Gaspar, Bassu, Romualdo, Gualberto, Aldemar, Gerolino, Diogenes, Pacheco, Batista, Oswaldinho, Zé Carlos, Toninho, Gomes, Maneca, Capelozza, Milão, Gelson e Ismar.

Em 1962 teve seu passe cedido por empréstimo ao XV de Novembro de Jaú, juntamente com Diogenes, Pedro, Gomes e Elias (que já não fazia parte do elenco noroestino). Gaspar retornou ao Noroeste no segundo semestre desse ano. Em 1962 foi técnico interino do EC Noroeste, juntamente com o diretor de esportes, o ex-zagueiro baqueano Gino Bacci. Uma pequena experiência... A última partida disputada com a camisa alvirrubra foi realizada no estádio do “Pacaembu” pelo campeonato paulista no dia 18 de agosto de 1962: SE Palmeiras 2 x EC Noroeste 0. O time bauruense formou com Julião, Fioti, Getúlio, Gaspar, Bassu; Leal, Celso; Helio, Ailton, Zé Carlos, Batista.

A partir de 1963 encarou a profissão de técnico, tendo orientado a Prudentina, XV de Novembro de Piracicaba, Barretos, Radium de Mococa, Catanduvense e outros clubes. Pelo Esporte Clube Noroeste (1954-1962) atuou 314 vezes e marcou 9 tentos, em jogos amistosos, certames paulistas, série “B” e Taça São Paulo, sendo considerado em nossa apurada e cuidadosa pesquisa, como o terceiro elemento em participações com a camisa alvirrubra, logo depois de Xandu (341) e Romualdo (337). Essas são minhas recordações sobre o estilo e o comportamento exemplar do grande Gaspar Berrance Filho: onde estará atualmente? 
Foto: Em pe: Zarrir,Navarro,Geraldo, Diogenes,GASPAR e Pedro. Agachados: Elias, Marinho, Maneca, Ranulfo e Batista.
  Por Fausto Gamba Gonçalves

Postar um comentário