Depois de 42 anos Bauru voltará a ser sede dos Jogos Abertos do Interior. Os dirigentes e atletas envolvidos na luta pela conquista comemoraram bastante a vinda dos Jogos em 2012 para nossa cidade.
Isso pode representar um marco para uma grande virada no chamado esporte amador da cidade. Tanto pela construção e reformas de praças esportivas, quanto pelo aperfeiçoamento de nossas estruturas paralelas, como transporte, alojamentos, rede hoteleira, trânsito e outras tantas necessidades para a realização do evento com sucesso.
Também poderá significar muito para o desenvolvimento das diversas modalidades esportivas, com o revigoramento e a competitividade das nossas equipes.
Já de algum tempo Bauru deixou o quadro de honra dos Jogos Abertos, onde sempre figurou tanto nas modalidades quanto no quadro geral de pontuação e medalhas e também houve um esvaziamento dessa que já foi uma das mais importantes competições esportivas do Interior da América do Sul.
Mas não é hora para saudosismo e sim para iniciativas e retomada de nossos melhores momentos. E há um longo e árduo caminho para ser trilhado.
Cada dirigente deve organizar um plano de trabalho e desenvolvimento da sua modalidade para que Bauru possa chegar em 2012 para fazer bonito na Primeira Divisão dos Jogos, direito que tem a cidade-sede. Hoje Bauru está na Segunda Divisão.
É hora também da Prefeitura, Câmara Municipal e Secretarias de Governo Municipal envolverem-se prá valer numa corrente séria e forte, agarrando essa oportunidade. É ao mesmo tempo um desafio e um privilégio ser sede em 2012 dos Jogos Abertos.
A cidade pode transformar essa oportunidade num verdadeiro trampolim para um salto de desenvolvimento integrado, que paralelamente a grandes investimentos que começam a surgir na cidade, vão sedimentar novas bases da Bauru moderna e desenvolvida que vem por aí.
Por Paulo Sergio Simonetti
Por Paulo Sergio Simonetti