Paulistão de 2011 terá quartas de final e 4 auxiliares


 Como tradicionalmente ocorre, a próxima edição do Campeonato Paulista terá novidades. Entre as mudanças oficializadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) que mais chamam a atenção estão a classificação de oito equipes para a fase de mata-mata, a presença de mais dois auxiliares em campo e o aumento de 50% nas premiações. O campeão, por exemplo, que neste ano embolsou R$ 2 milhões, levará agora R$ 3 milhões.

A entidade entende que o formato híbrido, ou seja, que mistura pontos corridos na fase de classificação e eliminatório na reta final, se mostrou interessante. A ideia é fazer com que os clubes se mantenham em atividades pelo maior tempo possível.

Com a alteração no número de classificados para a etapa decisiva (em vez de semifinal, a competição passa a ter quartas de final), surgiu um problema: o que fazer com o Torneio do Interior, que reúne os melhores classificados, excluídos os clubes sediados na Capital e o Santos. “Com um maior número de classificados, a participação dos clubes do Interior aumenta automaticamente”, explicou o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero. “Ainda vamos analisar o que fazer.”

Experiência

A exemplo do que ocorreu em alguns campeonatos europeus, a FPF foi autorizada pela Fifa para testar alterações na arbitragem. Agora, em vez de um trio, o Estadual terá um quinteto. Isso porque dois auxiliares serão posicionados atrás dos gols.

Apesar da presença dos dois novos auxiliares, a ideia da Comissão de Arbitragem é manter o trio principal fixo durante a fase de classificação. “Iremos avaliar e selecionar os melhores profissionais para as fases decisivas, então os trios poderão ser desfeitos”, explicou o presidente da comissão, coronel Marcos Marinho, ao site da entidade. “É importante que os árbitros e assistentes mais capacitados estejam presentes nas decisões, para que o Campeonato tenha uma qualidade cada vez melhor.”

MP X FPF
 
Depois de pedir na Justiça o afastamento de Del Nero da presidência da FPF, por descumprimento do Estatuto do Torcedor, o promotor do Ministério Público (MP), Roberto Senise, se reuniu com o dirigente, durante a semana.

No encontro ficou definido que a liberação dos estádios utilizados no Paulista, que motivou toda a polêmica, passará também pelo aval do MP. Del Nero, que evitava comentar o assunto, se mostrou satisfeito com o desfecho do caso. “Para nós da federação é ótimo que o Ministério Público participe desse processo. Quanto mais criterioso for, melhor o resultado”, explicou o presidente, que reconheceu ter ficado preocupado com a ameaça. “É claro que preocupa. Mas o entendimento foi muito bom.”
Por: Jornal da Cidade

Postar um comentário