O DIA EM QUE BANIRAM O CONSTRUTOR DO ESTÁDIO


 O engº.Ubaldo Medeiros, 2º `a esq.,na inauguração do estádio,em 1960
O atual estádio,como se sabe,  construído pela Estrada de Ferro Noroeste, em terreno doado por Daniel Pacífico,e durante a administração do engº. Ubaldo Medeiros, levou inicialmente o seu nome. Inaugurado no dia 5 de junho de 1960, como documenta a foto acima: da esquerda para a direita, o repórter Tom Barbosa (Rádio Panamericana), engº. Ubaldo Medeiros, vereador Ivaldo Crivelli, Daniel Pacífico, locutor José Haddad (Auri-Verde), e, braço estendido, o repórter Célio Gonçalves (Bauru Rádio Clube).
Aí veio o Golpe Militar de 1964. Que chegou à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, com a destituição dos seus diretores, a prisão de líderes sindicais, e a  nomeação de um interventor militar, o general Ramiro Gorreta.
Uma das primeiras medidas do general foi escorraçar o nome de Ubaldo Medeiros dos portões do estádio. Ressuscitou o falecido Alfredo de Castilho, que era o nome do velho estádio.
Embarcando com tudo na histeria anticomunista que então contaminava o país, o general implicou também com a gloriosa camisa vermelha do Noroeste. Ameaçou mudar. Imagine, a cor vermelha, cheira subversão!...Exército Vermelho! Só sossegou quando lhe asseguraram que o Norusca tinha sido fundado em 1910, anos antes de o Exército Vermelho ter sido formado, e garantido a vitória da revolução socialista na Rússia em 1917
PRA FRENTE NORUSCA!

Em 1954, radialistas e jornalistas celebram a ascensão do E.C.Noroeste
E por falar em Noroeste, o nosso Demolidor Ferroviário tinha uma torcida fiel, e às vezes fanática, no próprio interior da chamada imprensa escrita e falada. 

 Por exemplo, à altura de 1954, o Norusca na reta final para chegar à Primeirona, o então radialista Luciano Dias Pires, manteve durante meses na PRG-8 Bauru Rádio Clube, da família Simonetti, o programa noturno Prá Frente Noroeste!
E festejou a vitória final com colegas de emissora. Que produziam, com ele, o primeiro jornal falado do rádio bauruense. Na foto acima, a comemoração. Em primeiro plano, à direita, Luciano Dias Pires, em seguida Carlos Rodrigues Sampaio, e, ao fundo, Nelson Reginato Leite do Canto. 


Não custa lembrar que o engº. Alfredo de Castilho, diretor da E.F.Noroeste do Brasil lá nas décadas de 1920 e 1930, deu o seu nome ao velho estádio, construído e reformado nos anos 1930/40/50, e semidestruído pelo incêndio em 1958. Daí, como se sabe, o novo estádio, construído também pela E.F.Noroeste, em terreno doado por Daniel Pacífico, batizado com o nome do diretor da ferrovia, engº. Ubaldo Medeiros, e inaugurado em 1960.
Como registra a foto acima: da esquerda para direita, o repórter Tom Barbosa (Rádio Panamericana), engº.Ubaldo Medeiros, vereador Ivaldo Crivelli, Daniel Pacífico
Aí veio o Golpe Militar de 1964.Que logo destituiu os diretores da E.F.Noroeste, prendeu líderes sindicais, e nomeou o general Ramiro Gorreta para dirigir a ferrovia.

Por: João F. Tidei Lima
 




Postar um comentário