Toninho Guereiro

Quando voce noroestino sentir a falta de um atacante nato,aquele famoso matador,farejador de gols, seja la qual for o nome que voce queira dar para aquele que realmente sabe o caminho do gol ou mesmo quando os comentaristas de futebol comentarem exaustivamente sobre incriveis gols perdidos,sugira que mostrem aos boleiros tapes com gols incriveis do atacante Toninho Guerreiro.
 

Antonio Ferreira,mais conhecido como  Toninho Guerreiro,nasceu em Bauru no dia 10 de Agosto de 1942.Iniciou a vida futebolistica atuando pelo Paulista Futebol Clube...Um time do amador da cidade Sem Limites. Observado pelo Dr.Newton Ribeiro-medico noroestino foi encaminhado por ele pra atuar no juvenil do Norusca.
  Seguindo o que seu pai aconselhava e o que os seus instintos diziam, Toninho não teve outra opção a não ser partir para a carreira de jogador, contrariando sua mãe, que sonhava em vê-lo trabalhando na Companhia Paulista Ferroviária de Bauru. E ele fez bem. Com uma técnica refinada, um raro talento de goleador, um físico avantajado e muita sorte, Toninho foi, rapidamente, vendo que sua escolha não poderia ter sido outra.

Fez a sua estreia pelo time principal jogando contra o Comercial de Ribeirao Preto.A sua estreia foi um amargo 4X1, pela primeira vez no time principal do Noroeste.
Aprovado, foi pressionado pelos dirigentes a assinar um contrato de profissional. Artur, seu pai e grande conselheiro, não quis. Acreditando no talento do filho, tentou levá-lo para o Santos. Chegando lá encontrou Pelé, Coutinho e Pagão pela frente e se assustou. Em três meses estava de volta ao Noroeste.

Mas o predestinado Toninho parecia ter seu caminho traçado. No primeiro campeonato paulista que disputou pelo Noroeste foi um dos principais artilheiros com 17 gols. Desta forma, já mais acreditado, voltou a Vila Belmiro para ficar. E ganhou sua primeira oportunidade no time dos sonhos de seu pai. Jogando ao lado de Pelé foi campeão paulista de 1964 e 1965. No ano seguinte, quebrou a hegemonia de Pelé e se tornou o artilheiro do paulistão com 24 gols.
Campeão paulista em 1969, Toninho resolveu deixar o Santos e se transferiu para o São Paulo. Em 1970 foi campeão paulista e artilheiro. No ano seguinte conquistou seu quinto titulo de campeão paulista consecutivo. Feito inigualável até os dias de hoje . Com 31 anos de idade deixou o São Paulo e teve breves passagens pelo Flamengo e Operário de Mato Grosso do Sul. Encerrou sua carreira em 1975 no glorioso Esporte Clube Noroeste.

Titulos
Foi campeão paulista pelo Santos nos anos de 1962. 1964. 1965. 1967. 1968 e 1969. Pelo São Paulo em 1970 e 1971. Campeão da taça Brasil pelo Santos em 1962. 1963. 1964 e 1965. Campeão do Robertão pelo Santos em 1968. Campeão do Rio São Paulo pelo Santos em 1964 e 1966. Campeão da Taça Libertadora e Mundial de Clubes pelo Santos em 1963.

Foi definido pela revista Placar como "um centroavante que ficava andando pelo campo e, de repente, com um chute maluco, metia  um gol".Ficou conhecido como o único pentacampeão do campeonato paulista: ganhou três vezes seguidas pelo Santos (1967,1968 e1969) e, logo na seqüência, duas vezes pelo São Paulo (1970 e1971). 
Segundo contava, deixou de ir à Copa do Mundo de 1970, no Mexico, quando os médicos lhe diagnosticaram uma "sinusite". Isso teria sido, na verdade, um pretexto para a convocação em seu lugar do jogador Dario(ex-Atletico MG), em atendimento a um "desejo" do então presidente da época, Emilio Garrastazu Médici.
 Toninho Guerreiro faleceu no dia 16 de janeiro de 1990 na cidade de  São Paulo.
Por: Reynaldo Grillo
"Alguns trechos deste texto foram extraídos da internet e do livro “11 Camisas Futebol Clube” escrito pelo radialista e grande noroestino João Carlos Galvão de Moura.”
 
Toninho Guerreiro 
Toninho,Gelson(ex jogador do Noroeste) e Gualberto







Postar um comentário